Loja 1: (14) 97400-9348

Loja 2: (14) 97400-2340

Seg a Sex: 7:30h - 18h | Sab: 8h - 12h

05 dicas simples para economizar energia

image-sustentabilidade-1160x600-1
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Os aparelhos eletrodomésticos são os que consomem mais energia elétrica, principalmente os mais antigos. Por isso, é importante ficar sempre atento em detalhes que passam despercebidos, mas que podem ser responsáveis por gastos excessivos de energia.

1.  Geladeira

A geladeira é um dos aparelhos que mais consomem, por isso é importante prestar bastante atenção na forma como ela está sendo utilizada.

Aprenda a não abrir a geladeira sem necessidade

Modelos mais antigos tendem a consumir mais, opte por modelos atuais, evite colocar geladeira e fogão próximos, posicione em lugar ventilado cheque a borracha de vedação da geladeira e mantenha a limpa.

2.  Televisão

Muitas vezes, ligamos a televisão enquanto fazemos outras coisas, corte o hábito de deixar a TV ligado quando não estiver prestando atenção no que está sendo exibido. Aparelhos antigos ou com tubos também consomem mais energia. Outra prática bastante comum também é dormir com a TV ligada, se você costuma ligar a televisão para pegar no sono utilize a função de timer para que o aparelho desligue automaticamente após um tempo.

3.  Ar condicionado

Outro vilão que pode prejudicar sua conta de luz é a forma como você utiliza o ar condicionado. Verifique se os filtros do seu aparelho estão devidamente higienizados, caso contrário, o temporizador será acionado mais vezes para manter a temperatura, trazendo mais gastos.

Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambientes, mantenha portas e janelas abertas enquanto o aparelho estiver ligado  e evite instalar em ambientes que fiquem expostas de maneira recorrente no sol. A  temperatura também interfere no consumo, o  ideal  é utilizar entre 23° C a 25º C, pois temperaturas mais baixas consomem mais energia.

4.  Evite banhos longos

Evite demorar no chuveiro, pois é um aparelho com forte consumo de energia, é preferível que você utilize as temperaturas morno ou verão em dias quentes.

Tome cuidado com o tempo dedicado ao banho

Outra dica é trocar chuveiros para duchas, apesar do custo alto, é um investimento que gera grande retorno, pois diminui significativamente a conta de luz.

5.  Tire os aparelhos da tomada

Essa orientação não se aplica a todos eletrodomésticos da residência, pois alguns não podem ser desligados  como no caso da geladeira. Porém existem alguns aparelhos que podem ser desligados da tomada após o uso, como carregadores de celulares, notebooks, micro-ondas, entre outros.

Dicas extras

É importante ter cautela no consumo de energia e prestar como está sendo utilizada. Preste atenção nessas dicas:

  • Ao sair dos cômodos verifique se as lâmpadas foram apagadas
  • Escolha lâmpadas LED, pois ela reduz até 80%  no consumo de energia comparado às lâmpadas incandescentes,
  • Desligue da tomada aparelhos que não estão sendo utilizados no momento
  • Troque aparelhos antigos
  • Preste atenção na utilização como televisão, celulares, máquinas de lavar e computadores, geladeira, fogão e forno elétrico; pois consomem uma grande quantidade de energia.
  • Quando você for comprar qualquer tipo de eletrodomésticos, escolha sempre os que possuem o Selo Procel, ele indica aos consumidores que estes aparelhos consomem menos energia.

Vale ressaltar que diminuir o consumo de energia será cada vez mais fundamental, levando em consideração que o aumento nas contas de luz nos últimos dois anos têm sido uma das maiores já vistas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram