Os aparelhos eletrodomésticos são os que consomem mais energia elétrica, principalmente os mais antigos. Por isso, é importante ficar sempre atento em detalhes que passam despercebidos, mas que podem ser responsáveis por gastos excessivos de energia.
1. Geladeira
A geladeira é um dos aparelhos que mais consomem, por isso é importante prestar bastante atenção na forma como ela está sendo utilizada.
Modelos mais antigos tendem a consumir mais, opte por modelos atuais, evite colocar geladeira e fogão próximos, posicione em lugar ventilado cheque a borracha de vedação da geladeira e mantenha a limpa.
2. Televisão
Muitas vezes, ligamos a televisão enquanto fazemos outras coisas, corte o hábito de deixar a TV ligado quando não estiver prestando atenção no que está sendo exibido. Aparelhos antigos ou com tubos também consomem mais energia. Outra prática bastante comum também é dormir com a TV ligada, se você costuma ligar a televisão para pegar no sono utilize a função de timer para que o aparelho desligue automaticamente após um tempo.
3. Ar condicionado
Outro vilão que pode prejudicar sua conta de luz é a forma como você utiliza o ar condicionado. Verifique se os filtros do seu aparelho estão devidamente higienizados, caso contrário, o temporizador será acionado mais vezes para manter a temperatura, trazendo mais gastos.
Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambientes, mantenha portas e janelas abertas enquanto o aparelho estiver ligado e evite instalar em ambientes que fiquem expostas de maneira recorrente no sol. A temperatura também interfere no consumo, o ideal é utilizar entre 23° C a 25º C, pois temperaturas mais baixas consomem mais energia.
4. Evite banhos longos
Evite demorar no chuveiro, pois é um aparelho com forte consumo de energia, é preferível que você utilize as temperaturas morno ou verão em dias quentes.
Outra dica é trocar chuveiros para duchas, apesar do custo alto, é um investimento que gera grande retorno, pois diminui significativamente a conta de luz.
5. Tire os aparelhos da tomada
Essa orientação não se aplica a todos eletrodomésticos da residência, pois alguns não podem ser desligados como no caso da geladeira. Porém existem alguns aparelhos que podem ser desligados da tomada após o uso, como carregadores de celulares, notebooks, micro-ondas, entre outros.
Dicas extras
É importante ter cautela no consumo de energia e prestar como está sendo utilizada. Preste atenção nessas dicas:
- Ao sair dos cômodos verifique se as lâmpadas foram apagadas
- Escolha lâmpadas LED, pois ela reduz até 80% no consumo de energia comparado às lâmpadas incandescentes,
- Desligue da tomada aparelhos que não estão sendo utilizados no momento
- Troque aparelhos antigos
- Preste atenção na utilização como televisão, celulares, máquinas de lavar e computadores, geladeira, fogão e forno elétrico; pois consomem uma grande quantidade de energia.
- Quando você for comprar qualquer tipo de eletrodomésticos, escolha sempre os que possuem o Selo Procel, ele indica aos consumidores que estes aparelhos consomem menos energia.
Vale ressaltar que diminuir o consumo de energia será cada vez mais fundamental, levando em consideração que o aumento nas contas de luz nos últimos dois anos têm sido uma das maiores já vistas.