A Black Friday surgiu nos Estados Unidos como uma forma das lojas queimarem seus estoques antes das festas de final de ano, e se tornou extremamente popular por lá.
Com o tempo ela acabou se tornando um evento importante também em outros países, como o Brasil, onde no começo ficou bem conhecida pela sua má fama de descontos falsos.
Com o tempo a Black Friday cresceu e as empresas passaram a dar muito mais atenção e credibilidade a ela, o que a tornou uma excelente oportunidade para fazer as compras tão desejadas e ainda economizar.
Mas, ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados, e para isso separamos aqui 5 dicas importantes.
01. Compare
Os mesmos produtos podem ter valores diferentes em lojas diferentes, e até mesmo descontos maiores e menores a depender da loja.
Com a grande popularidade do e-commerce, que é justamente onde a Black Friday mais atua, é importante prestar atenção nos valores em mais de um site.
Existem ferramentas como o Zoom, Buscapé e Busca Descontos que facilitam esse processo, já que ao inserir qual produto pretende comprar os próprios sites fazem uma busca e te apresentam os valores.
02. Atente-se ao frete
Segundo uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence cerca de 74% dos consumidores preferem comprar pela internet, e isso é ainda mais notável durante a Black Friday.
O que apenas torna ainda mais importante prestar atenção ao frete, já que mesmo que encontre um desconto irresistível pode ser que ele deixe de ser a melhor escolha a depender do valor para ser enviado a sua casa.
Pensando no item anterior é preciso que, ao comparar os preços, o consumidor também se preocupe com comparar os valores do frete, que podem mudar de loja a loja.
03. Pesquise antecipadamente
Mesmo que seja bem menos comum do que já foi ainda é possível encontrar lojas que enganam aos consumidores, aumentando os preços um pouco antes da Black Friday e então agindo como se tivesse dado um grande desconto na data.
Por isso, mesmo antes do evento, é importante pesquisar previamente valores e também a confiabilidade das lojas, já que ainda existem casos pela internet daquelas que se focam em golpes virtuais que podem trazer danos aos compradores.
04. Estipule um teto de gastos
Durante a Black Friday são tantos os descontos que chamam a atenção que é comum as pessoas se sentirem impelidas a comprar uma série de produtos, mas perceberem em seguida que acabaram se complicando financeiramente.
Por melhor que seja o valor, se ele estiver acima do que pode pagar, ou do seu planejamento financeiro a longo prazo, isso pode trazer complicações bem ruins.
Por isso, antes mesmo do evento, se planeje e decida por um valor máximo a ser gasto, e não o ultrapasse mesmo que se sinta tentado.
05. Antecipe as compras de natal
A Black Friday nasceu como uma forma de iniciar as compras das festas de fim de ano, além de permitir às empresas terem uma ideia de como será as vendas do Natal.
Para aqueles que querem economizar na festa natalina e ainda aproveitar dos descontos da Black Friday uma boa saída é já antecipar suas compras para o finalzinho de novembro, e assim comprar mais, por um preço menor e ainda unindo os dois eventos.