Renovar nossa casa é uma ótima forma de nos sentir renovados. Seja por uma necessidade de reforma, ou apenas porque quer deixar sua casa um pouco mais com a sua cara, começar uma mudança como essa é sempre uma aventura que necessita de cuidado.
Para te ajudar nessa empreitada vamos falar hoje de um cômodo em especial: o banheiro. Para isso separamos sete dicas que visam te ajudar a passar por esse processo de maneira mais fácil e tranquila.
1 – Antes de tudo: se planeje
Planejamento é sempre o primeiro passo antes de uma mudança, e nessa situação não seria diferente. No banheiro, em especial, é preciso ter informações detalhadas sobre o que será feito. Será preciso quebrar paredes e mexer no encanamento? Vai apenas trocar parte dele ou trocar todo o azulejo?
Cada passo precisa ser bem pensado, por isso é importante ter um layout de como pretende deixar o ambiente. Isso também o ajudará a saber o quanto irá gastar e o quanto precisará mexer nele.
2 – Respeite o orçamento que possui
Saber quanto possui é importante para não se endividar. Por isso, encontre o valor que pode usar, e o usando como base pesquise intensamente. Valores, custo benefício, mão de obra, durabilidade, mas sempre priorizando também a qualidade de cada um desses itens.
3 – Prefira móveis funcionais
Banheiros costumam ser espaços menores na casa, e exatamente por isso precisam ser bem aproveitados para serem bonitos e funcionais da melhor forma. Por isso, busque saber mais sobre móveis planejados, que ajudem a usar o espaço a sua disposição da melhor maneira.
4 – Encontre profissionais confiáveis
Seja um engenheiro, arquiteto, pedreiro ou encanador: todos precisam ser profissionais confiáveis, já que são todos essenciais na hora de fazer uma obra no seu banheiro.
O valor a ser pago também é algo a se considerar, mas jamais esqueça da qualidade do trabalho. Afinal, é da sua casa que estamos falando. E problemas em obras podem gerar complicações futuras capazes de aumentar bastante os gastos necessários para concerto.
5 – Faça você mesmo algumas das tarefas
Algumas tarefas mais simples não é necessário que sejam feitos por profissionais, e essa é uma boa maneira de economizar e ainda se colocar a prova. Mas, antes disso, tenha certeza de que consegue fazer o que é preciso.
Instalação de itens como chuveiro, gabinete ou acabamentos para registro podem ser feitas pelo próprio morador, então aproveite essa oportunidade para os fazer com cuidado e diminuir seus gastos.
6 – Análise e escolha os melhores revestimentos
Além dos valores é importante pensar também na durabilidade dos revestimentos que irá escolher. Além disso, há também a parte estética, que lhe permite deixar o ambiente como sempre sonhou.
Cores, desenhos, estilos, são todos itens que devem ser levados em consideração. Afinal, é a sua casa, então é importante que ela se pareça como você quer.
7 – Atente-se as louças e metais
Harmonia é importante na hora de decorar um ambiente, e isso não é diferente na hora de reformar seu banheiro. Quando escolher os complementos, como torneiras, vasos e cubas, preste atenção nas cores e em como eles se encaixam no ambiente que está criando.