Loja 1: (14) 97400-9348

Loja 2: (14) 97400-2340

Seg a Sex: 7:30h - 18h | Sab: 8h - 12h

Pedra brita: o que precisa saber

brita
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Segundo a NBR 7211, a pedra brita é uma espécie de agregado para concreto, portanto, sendo definida como um aglomerado com dimensões que variam entre 4,8 mm até 152 mm.

O processo acontece da seguinte forma: a pedra brita natural é retirada de jazidas ou minas por meio da decapagem do terreno e desmonte das rochas. A decapagem é a limpeza das bancadas dos terrenos onde retira a camada de solo e argila que estão sobre as pedras.

O desmonte é realizado através de explosivos que são colocados em locais estratégicos na rocha para realizar a fratura e o desmonte da rocha em pedaços menores.

Existe vários tipos de pedra brita.
Existe vários tipos de pedra brita.

A britagem ocorre em trituradores e em até três etapas obtenção das granulometrias corretas. Após as pedras já britadas, são peneiradas, lavadas e classificadas conforme a sua granulação para a comercialização. Tendo algumas formas de irem para venda, sendo elas:

Pó de Brita

Os estilhaços no pó da pedra brita tem dimensões menores que 4,8 mm. Portanto, ela contém texturas extremamente finas, com fácil modelagem, é a opção favorita para a utilização na fabricação de peças de concretos pré moldados, calçadas e contrapisos.

Pedrisco

É a Pedra Brita 0, conhecida também como pedrisco, possui diâmetros de 4,8 a 9,5 mm. Sendo assim, é a favorita a ser utilizada em produções de vigas, colunas e lajes. Portanto pode ser utilizada também junto com a brita 1 na fabricação de concretos.

Pedra Brita 1 ao 5

As pedras britas 1 possuem diâmetros de 9,5 a 19 mm. Por isso são utilizadas na construção civil na produção de concreto para colunas, vigas, lajes e fundações. Já as britas 2 possuem diâmetros de 19 mm a 25 mm. Sendo utilizada na fabricação de concreto de alta resistência para grandes estruturas e pisos de espessuras.

As do nível três, possuem diâmetros de 25 a 50 mm. E, ao contrário das pedras 1 e 2, a (três) não é utilizada na fabricação de concretos. Portanto, a utilização da pedra 3 está em obras de base, como nivelamento de linhas, férreas, instalação de drenos e obras de aterramentos.

A última categoria, as pedras britas 4 e 5 possuem diâmetros acima de 50 mm. Por isso são utilizadas em obras de fossas sépticas, estações de esgotos e lastros de ferrovias.

Rachão e Bica corrida

O rachão possui uma peculiaridade, é um tipo de brita na qual não é classificada pela ABNT por não percorrer o processo de qualificação industrial. Como resultado, ela é considerada uma pedra bruta.

A bica corrida é uma combinação de pedra sem graduação definida. Ela é formada por pó de brita, pedra brita 0 e 1. Essa combinação é utilizada na fabricação de pavimentos por possuir alta resistência.

O que é a pedra brita reciclada?

A pedra brita reciclada é caracterizada por entulhos, materiais de demolições e resíduos de construção da classe A. Quando são adequadamente separados e britados, constituem em agregados reciclados. E entre os agregados reciclados têm a pedra brita reciclada.

A pedra brita reciclada é mais sustentável.
A pedra brita reciclada é mais sustentável.

Entre as características físicas da pedra brita reciclada são as mesmas características da natural. Contudo, na sua formação pode envolver cimento, mas não impurezas como madeira, aço e plástico.

Ela evita a extração de novas pedras das jazidas e minas, Portanto o seu valor é menor comparado com a pedra brita natural e causa menor impacto ambiental.

Na norma NBR 15116, é recomendável que sejam utilizadas pedras britas recicladas somente para concretos não estruturais. Mas estudos atuais demonstram que novos métodos de separação e britagem dos materiais podem conceber agregados reciclados em uso estruturais. Por isso, é importante ficar atento às mudanças futuras na norma 15116.

Como usar a pedra brita na obra?

A brita, normalmente misturada com o cimento, areia e água é utilizada na fabricação do concreto que é utilizado na construção de fundações, estruturas, e calçadas. Portanto, ela é bastante utilizada na construção civil.

Além de ser utilizada na fabricação do concreto, a pedra brita pode ser utilizada em nivelamento de solo, isolamento de armações de aço antes da concretagem de fundações, estruturas e calçadas.

Ela é comercializada em sacos ou a granel. Podendo variar entre 20 e 25 kg, quando ensacada. Já na opção da (granel) é oferecida em m³ e entregue através de caminhões basculantes, com capacidade entre 5 e 13 m³.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Loja 1

Loja 2