Um banho quentinho com um chuveiro de qualidade é o sonho de toda pessoa que está prestes a se mudar para uma casa recém reformada ou construída. Pensando no uso diário do banheiro, qual é a melhor ducha para ser instalada: a elétrica ou eletrônica?
Não existe resposta certa! A escolha vai depender das suas necessidades diárias, do seu estilo e do seu gosto. Preparamos um texto com as vantagens e desvantagens de cada uma. Confira antes de tomar sua decisão.
Qual é a diferença entre um chuveiro elétrico e um chuveiro eletrônico?
Com tantos modelos disponíveis no mercado, pode ser difícil saber o que diferencia um do outro. A principal diferença entre eles é o controle de temperatura. Os chuveiros têm duas categorias:os multitemperaturas, que têm quatro estágios (frio, morno, quente e superquente) e os eletrônicos, que permitem que a temperatura seja gradativamente mudada com o aparelho já aberto. Isso quer dizer que com o chuveiro eletrônico, é possível regular o aquecimento da água manualmente de acordo com a temperatura desejada.
Vantagens do chuveiro elétrico
Embora seja mais tradicional, o chuveiro elétrico tem perdido espaço em virtude dos novos tipos de aquecimento sendo comercializados. Um exemplo muito usado em algumas regiões do Brasil são o aquecimento via painéis solares que viabilizam a ducha a gás.
- Economia na instalação: o aparelho é mais em conta e mais simples de ser instalado em comparação aos outros modelos.
- Não há oscilação de temperatura durante o banho.
- A infraestrutura para instalação não precisa ser complexa.
Desvantagens do chuveiro elétrico
- Alto consumo de energia a longo prazo;
- Pode queimar com facilidade;
- Riscos de curto-circuito.
Vantagens do chuveiro eletrônico
Por sua vez, o modelo eletrônico vem conquistando construtores em todo o país. É um aparelho voltado para a economia de longo prazo e apresenta bastante praticidade e conforto.
- Mais durável, já que não queima com tanta facilidade;
- Maior segurança na hora de ajustar a temperatura;
- Controle de potência;
- Mais flexibilidade na hora de ajustar, já que o aquecimento pode ser feito durante o banho com o aparelho ligado.
Desvantagens do chuveiro eletrônico
- É bem mais caro que um chuveiro elétrico;
- A instalação pode ser um pouco mais complexa;
- Às vezes é necessário adequar a infraestrutura do banheiro.
Em resumo, ambos possuem vantagens e desvantagens. Cabe ao proprietário do imóvel escolher qual é mais viável para o seu dia a dia.
Agora que você já sabe qual é a diferença, as vantagens e as vantagens de cada um, é só escolher o ideal para sua obra. Aqui na Sales Materiais de Construção, você encontra diversos modelos das melhores marcas com condições facilitadas de pagamento.