Loja 1: (14) 97400-9348

Loja 2: (14) 97400-2340

Seg a Sex: 7:30h - 18h | Sab: 8h - 12h

Como escolher a iluminação correta para os ambientes da casa?

capa-iluminaçao
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

São muitos aqueles que acabam não dando a devida atenção a iluminação dos ambientes ao construir ou replanejar suas casas.

Por ser algo tão comum, e aparentemente simples, a maioria pode não se atentar em como ela acaba tendo uma influência profunda em cada um dos cômodos.

Seja na parte estética de um ambiente, ou do conforto e usabilidade dele, cada uma dessas funções acaba sendo comprometida caso o planejamento da iluminação seja ruim.

Por isso, é importante escolher corretamente qual a melhor iluminação para cada ambiente de sua casa, e para isso separamos aqui algumas dicas essenciais.

Use e abuse da luz natural

A luz natural é uma grande aliada em qualquer ambiente, sendo capaz de ajudar na saúde dos moradores, na sustentabilidade como um todo e até mesmo na economia na hora de pagar as contas.

uma sensação de maior conforto e equilíbrio para o ambiente.

Além disso, ela é capaz de trazer uma sensação de maior conforto e equilíbrio para o ambiente, por isso é sempre recomendado que ao planejar sua casa dê preferência a projetos que tenham isso como base para usar desse artifício da melhor forma.

Assim, durante os dias você poderá aproveitar da luz natural para iluminar os cômodos, deixando que a luz artificial seja necessária apenas em horários noturnos.

Saiba quais sensações deseja passar com a iluminação

Existem diversas opções de lâmpadas com cores e temperaturas das mais diversificadas, o que pode ser uma oportunidade para criar todo tipo de ambiente e decoração em sua casa.

Existe, no entanto, dois modelos principais que costumam ser usados em casa, a lâmpada com um tom alaranjado ou amarelado e a com uma luz branca e forte.

Sensação de conforto e aconchego.

No primeiro caso essa costuma ser uma iluminação capaz de trazer mais conforto ao local, permitindo que aqueles que estão sobre ela consigam relaxar mais facilmente.

Já no segundo a sensação gerada é estimulante, o que a torna uma boa opção, por exemplo, para escritórios, cozinhas e banheiros, onde é necessário estar atento e ter uma boa visão do todo.

Analise cada ambiente da casa separadamente

Nos quartos normalmente se prefere uma iluminação capaz de relaxar a mente daqueles que ali moram, ajudando a trazer uma sensação de conforto e tranquilidade para o ambiente.

Já na cozinha, banheiro ou escritório o ideal é que a luz permita ver o cômodo com a maior clareza possível.

Analisando onde uma iluminação indireta, ou focada em alguns pontos específicos, são mais úteis ao ambiente.

Além disso, vão existir ambientes, como a sala ou a sala de TV, onde uma iluminação indireta, ou focada em alguns pontos específicos, são mais úteis ao ambiente.

Elas permitem, por exemplo, que as lâmpadas não causem reflexos na TV, ou que a imagem nela seja realçada para melhorar a experiência de quem está assistindo.

Tentando notar quais são as necessidades de cada ambiente a luz que a permeia deve ajudar a transmitir.

Todas essas situações exemplificam como a iluminação deve ser analisada de caso a caso, tentando notar quais são as necessidades de cada ambiente e quais sensações a luz que a permeia deve ajudar a transmitir.

Escolha as melhores fontes de luz

Aqui é importante levar em conta não apenas o valor que será pago em cada lâmpada, mas também a durabilidade e qual o objetivo de cada uma delas.

Algo que vem se tornando popular é o uso de lâmpadas LED, que possuem um tempo de vida longo e são capazes de se adaptar a várias cores, temperaturas e formatos.

São capazes de se adaptar a várias cores, temperaturas e formatos.

Diferentes opções serão de grande ajuda para criar a iluminação mais agradável em cada ambiente, mas também permitirá que o morador se divirta criando as mais diferentes decorações.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram