Ter uma horta orgânica em casa é uma tarefa bem mais simples do que muitos imaginam, e que pode servir tanto como uma atividade relaxante quanto como uma maneira de garantir uma alimentação mais saudável para sua família.
Tendo suas verduras, legumes, frutas e temperos plantados dentro da própria casa é possível ter a certeza de que todo o processo para os trazer a vida foi livre de qualquer componente tóxico.
Além disso, essa não é uma atividade tão trabalhosa no dia a dia quanto muitos podem pensar, apesar de ainda ser importante ter um bom planejamento na hora de começar.
Escolha um bom lugar!
Quando pensamos em plantar algo precisamos levar em consideração aquilo que será mais necessário para que sua horta cresça saudável, e o primeiro item a vir à mente é a luz do sol.
O ideal é que sua horta esteja em um local onde receba pelo menos de 4 a 6 horas de luz solar natural, mas é preciso levar em consideração também que algumas plantas podem precisar de uma quantidade maior do que outras.
Nesse caso uma boa dica é deixar plantas maiores, e que necessitam de mais sol, bem de frente para a luz, enquanto que aquelas que necessitam de menos podem ficar atrás a recebendo de maneira indireta.
Encontre os recipientes certos
Os recipientes usados para começar sua horta podem variar de acordo com o espaço que tiver disponível, e a forma como pretende usar do seu plantio, fora o consumo (como, por exemplo, a decoração da sua casa).
Em uma casa com jardim e um canteiro espaçoso talvez essa não seja uma questão tão relevante, mas se você mora em um apartamento ou imóvel pequeno pensar em pequenos recipientes pode ser uma boa saída.
Existem diversos tamanhos de vasos, jardineiras e até mesmo estruturas que o permitem montar uma horta vertical, apesar de ser importante pesquisar se as plantas que pretendem ter conseguem se desenvolver facilmente nessa posição.
No caso de não desejar gastar ao comprá-los é possível também usar de garrafas pet e outros itens velhos de casa, que podem se transformar em vasos improvisados.
O importante na hora de escolher os usar ou não é pesquisar se o que pretende plantar conseguirá se desenvolver no espaço que o recipiente possui.
Algumas plantas conseguem crescer saudáveis em pequenos recipientes, enquanto outras precisam de um espaço maior.
Isso serve também na hora de decidir sobre quais sementes e mudas pretende plantar juntas em um mesmo espaço, já que algumas podem não conseguir se desenvolver próxima a uma determinada planta.
Esteja sempre atento ao solo
Seja sua horta em pequenos vasos no parapeito da janela, ou em um grande canteiro no jardim, é importante garantir que o solo seja ideal e esteja sempre bem nutrido para que suas plantas cresçam saudáveis.
Existem adubos orgânicos que podem ser comprados em lojas, mas também uma série de receitas de versões que podem ser feitas em casa, levando como ingrediente itens como casca de ovo e borra de café.
Como sua horta não receberá agrotóxicos e outros componentes industrializados para crescer é importante prestar se o solo possui os nutrientes necessários para que sua horta se desenvolva da melhor maneira.