A Black Friday se tornou uma data tão importante a lojas e clientes que, atualmente, é a segunda época mais importante para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal.
Sua popularidade, que vem aumentando ano a ano, faz com que muitos esperem ansiosamente por esse momento do ano durante meses, e seus resultados já são mais do que comprovados.
As lojas percebem um aumento significativo nos lucros e os clientes se sentem mais satisfeitos sobre os valores pagos em produtos e serviços. Mas afinal: como a Black Friday? E como surgiu essa data?
Como e onde surgiu a Black Friday?
O termo Black Friday pode ser traduzido como Sexta-feira Negra aqui no Brasil, e se refere a um evento que começou nos Estados Unidos.
Acontecendo sempre na última sexta-feira de novembro após a Ação de Graças, um importante feriado do país onde eles agradecerem pelas realizações do ano, as lojas passaram a fazer grandes descontos visando vender os produtos antigos para a entrada daqueles que seriam vendidos no Natal.
A iniciativa partiu de lojas físicas dos Estados Unidos, que com pouco tempo do evento perceberam uma adoção em massa dos consumidores, o que rendeu muitas das imagens bem conhecidas de dezenas e até centenas de estadunidenses invadindo lojas nesse dia.
Percebendo a oportunidade de negócio outros países passaram a adotar o evento, que acontece no mesmo período em que acontece em seu país de origem, renovando seus estoques enquanto aumentam suas vendas.
Como ela funciona?
A regra principal da Black Friday é clara: descontos! Nos Estados Unidos algumas lojas de varejo chegam a disponibilizar produtos com até 80% de desconto no valor original, o que explica o rápido interesse da população na data.
A medida que ela se espalhou pelo mundo, se popularizando também em serviços e produtos que vão bem além do varejo, os valores descontados se tornaram mais plurais, mas para se encaixar na Black Friday é imprescindível que ele ainda exista.
Quando surgiu o evento tinha o objetivo de durar por um único dia do ano, mas com seu crescimento exponencial existem algumas lojas e empresas que estendem o tempo de duração para alguns dias, semanas ou até mesmo chegando a um mês.
Atualmente é possível encontrar passagens aéreas, cursos, inscrições em academias, produtos de beleza, roupas, eletrônicos, livros e uma centena de outros itens que acabam ganhando uma porcentagem significativa de desconto durante a Black Friday.
A Black Friday no Brasil
Vista com desconfiança durante algum tempo, devido a lojas que prometiam descontos falsos ou realizavam mudanças nos preços para dar a falsa impressão de se encaixarem na Black Friday pouco antes da data, esse evento foi se tornando mais confiável e popular com o passar do tempo pelo Brasil.
Por aqui a data acabou se tornando mais conhecida através das vendas online, já que foram justamente os sites aqueles que mais rapidamente e utilizando das melhores estratégias passaram a se utilizar da Black Friday todos os anos para suas vendas.
Com o aumento da atenção dada ao evento, e uma compreensão maior do que se trata, os consumidores passaram a ser mais desconfiados e criteriosos com os descontos, algo que fez com que as empresas tomassem mais cuidado ao desenvolvê-los.
Atualmente essa é a segunda data mais importante do ano para as empresas, que apenas em 2019 arrecadaram R$ 3,2 bilhões no e-commerce brasileiro.