Loja 1: (14) 97400-9348

Loja 2: (14) 99719-9348

Seg a Sex: 7:30h - 18h | Sab: 8h - 12h

Como instalar chuveiro em casa

kevin-baquerizo-lJewNo29uf0-unsplash
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Todo mundo já precisou trocar o chuveiro em algum momento seja em casa, naquela emergência no meio do banho ou na avó. E na hora, não ter ideia de como realizar a instalação, isso pode parecer uma atividade impossível no início, no entanto é algo relativamente simples. Porém é importante seguir algumas instruções para realizar o procedimento com segurança. A seguir, vamos te mostrar passo a passo de como fazer essa tarefa.

Como escolher o chuveiro correto

Antes de mais nada, precisamos escolher corretamente o produto. Afinal, chuveiros não são todos iguais. E precisa ser considerado as necessidades do usuário, desde o bem estar até qual a melhor opção a partir da qualidade e preferências.

Vale a pena também prestar bastante atenção nas informações técnicas, como o custo-benefício, qualidade e o mais essencial: se a voltagem do produto está de acordo com a instalação elétrica da casa. Existem a voltagem 110V ou 220V, essa informação está disponível na embalagem do produto.

Para a escolha do seu chuveiro, busque ver suas prioridades.
Para a escolha do seu chuveiro, busque ver suas prioridades.

Outros detalhes importantes para se ter atenção na hora da compra são, potências, itens técnicos, economia e vazão da água.

Ferramentas necessárias

Para realizar a instalação, é necessário utilizar algumas ferramentas corretas para o processo. Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Fita veda rosca;
  • Chaves:
    • Philips;
    • Fenda;
    • Teste;
  • Fita isolante ou conector elétrico;
  • Alicate;
  • Escada;
  • Chuveiro com a voltagem adequada;
  • Chuveirinho;
  • Mangueira;
  • Cano para chuveiro;
  • Suporte para mangueirinha;
  • Redutor de pressão.

IMPORTANTE: O processo de instalação deve ser realizado por um adulto.

Cuidados que precisam ser tomados na instalação

Antes de iniciar o processo da instalação, é preciso tomar cuidado com algumas precauções para que a instalação ocorra em segurança. Uma das mais importantes é se a tensão elétrica e a potência do produto são compatíveis com a fiação e o disjuntor da casa.

Não esqueça também de desligar a chave geral do quadro de energia elétrica ou o disjuntor responsável pela geração de energia no ambiente, onde o chuveiro será instalado. Você também precisa fechar o registro que oferece água ao encanamento do chuveiro.

Instalação do chuveiro: Passo a Passo

Agora que você já sabe tudo que precisa saber de imediato para a instalação do chuveiro, é só seguir o passo a passo, e instalar o chuveiro em sua residência sem erro.

Passo 1: Inicie a instalação de chuveiro

Primeiro, você vai precisar desligar a corrente elétrica de sua residência. Para que você esteja em segurança durante o processo de instalação do chuveiro. Feito isso, use a fita veda rosca para isolar a entrada de água do chuveiro. Essa entrada se encontra na parede, onde você irá instalar o cano de chuveiro.

Passo 2: Instale o redutor de pressão

A pressão da água é diferente em cada residência, por isso se a pressão da sua casa for muito elevada, considere instalar um redutor de pressão, pois ela assegurará a pressão certa para o funcionamento correto do aparelho, aumentando sua durabilidade.

Sempre verifique todos os detalhes na instalação do chuveiro.
Sempre verifique todos os detalhes na instalação do chuveiro.

Geralmente o redutor de pressão já vem com o produto e é instalado na entrada da água do chuveiro.

Passo 3: Fixe o chuveiro

Agora, você vai encaixar o chuveiro na entrada de água, de forma a prendê-lo no cano, aproximadamente de 5 a 8 voltas, mas é importante tomar muito cuidado para não forçar muito, pois o cano é uma peça frágil.

Passo 4: Conecte os fios

Essa parte do processo é onde muita gente se sente perdida e acredita ser complicada de realizar, mas é uma etapa simples como as outras, você precisa interligar os fios de acordo com sua cor. Os fios da cor azul-claro são neutros, o verde ou amarelo é o fio terra, e o preto, vermelho ou marrom é o fio fase.

No primeiro parafuso, você precisa colocar o cabo do chuveiro, no parafuso central o fio de aterramento e no terceiro parafuso o outro fio do chuveiro.

Nesse caso, o sistema de aterramento normalmente é o cabo verde ou amarelo. Para fixar bem os fios no conector, use uma chave Philips.

No outro lado, você deve parafusar os cabos de alimentação (fios vermelhos, preto ou marrom,) e no centro o outro cabo de aterramento (fio verde ou amarelo).

Para essa conexão, decape a ponta dos fios e faça a conexão de cada fio um por um. Lembre-se: o quadro de distribuição deve estar desligado.

É importante isolar os fios utilizando fita isolante ou conectores elétricos.

Passo 5: Encaixe os acessórios e teste o chuveiro

Essa é a parte mais fácil da instalação, pois basta apenas encaixar a mangueira do chuveirinho, chuveirinho e o suporte do chuveiro. Antes de ligar o disjuntor, ligue o chuveiro e deixe a água fluir por cerca de 30 segundos, no mínimo, pois esse passo é muito importante para que não queime a resistência. Agora que a instalação está concluída, basta ligar a energia elétrica.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram