Acaba sendo de conhecimento comum que iniciar uma reforma ou construção é uma missão cheia de dores de cabeça.
Mas, apesar de ser algo trabalhoso, é o sonho de muitos que desejam ter ou construir seu espaço exatamente como quer.
E, para conseguir passar por essa aventura com a menor quantidade possível de dores de cabeça, existem algumas dicas essenciais a serem seguidas.
1. Crie um cronograma detalhado
Na hora de construir ou reformar de forma organizada é impossível fugir de um cronograma.
Algumas pessoas acabam subestimando os riscos de não se ter esse planejamento a curto, médio e longo em prazo em mãos, apostando em saídas que podem gerar problemas graves com o passar da obra.
É necessário e essencial que exista um calendário já pré definido de cada etapa, tarefa e prazos ideais para que tudo aconteça.
2. Liste os principais materiais e fornecedores
Com o cronograma detalhado em mãos é o momento de listar todos os materiais que serão necessários para sua obra.
Com isso feito será possível buscar por fornecedores, negociar preços e até mesmo conseguir valores mais interessantes.
Ter contato direto com os fornecedores e uma ideia de tudo aquilo que irá precisar com o passar da reforma ou construção lhe dá a oportunidade de pesquisar com antecedência os preços em diferentes locais.
3. Crie um orçamento de ponta a ponta
Em casos de obras feitas por empresas existem aquelas que disponibilizam uma planilha com todos os gastos, desde a mão de obra até os eletrodomésticos.
Isso é algo benéfico para sua empreitada, já que permite ter uma noção clara de qual é o investimento que precisará fazer na obra, quais adaptações podem ser feitas e abre brechas para negociações com fornecedores.
4. Esteja por dentro de todos os prazos
Cada serviço em uma obra necessita de um prazo para ficar feito, seja na demolição, alterações elétricas, projeto de iluminação, forro de gesso, assentamento do piso, amassamento e primeira demão de pintura, marcenaria, entre tantos outros.
Existem alguns que não podem começar sem que outros tenham terminado, outros que podem ser feitos ao mesmo tempo e ainda alguns que se feitos na ordem errada geram uma perda de dinheiro e tempo enormes.
Por isso, saber quais os prazos de cada etapa e tarefa, e como encaixá-las para maximizar seu tempo e dinheiro, é essencial.
Isso abarca não apenas a obra em si, mas até mesmo a entrega de móveis, decoração, escolha de pequenos detalhes e tudo mais que engloba uma construção ou reforma.
5. Fique atento aos contratempos
Seu cronograma pode ser o mais detalhado possível, os prazos todos definidos e o orçamento milimetricamente calculado. E ainda assim os contratempos virão.
É quase impossível fugir de alguns problemas em uma obra, especialmente se ela for em larga escala e necessitar de diversos recursos e profissionais, por isso é preciso que você esteja sempre atento para as adversidades que possam surgir.
Estar preparado para quando elas surgirem, e tendo seu cronograma, orçamento e prazos em mente, irá lhe ajudar a contornar os problemas e adaptar seus planos.