Loja 1: (14) 97400-9348

Loja 2: (14) 97400-2340

Seg a Sex: 7:30h - 18h | Sab: 8h - 12h

Dicas para uma pintura externa durável para a casa

latas-de-tintas
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A pintura da casa é uma das partes que melhor dá o clima correto a ela, já que as cores conseguem transmitir mensagens bem fortes.

Mas, assim como elas nos transmitem uma mensagem, o desgaste delas também o faz.

A parte externa de uma casa está em contato constante com o sol, vento, chuva, frio ou calor prolongado, umidade e, se você mora perto do mar, maresia.

Isso torna mais fácil o surgimento de descascados, bolsões de água, trincas, desbotamentos, entre outros problemas.

paletas de cores

Para evitar que isso aconteça é essencial que você escolha o tipo certo de tinta, e por isso separamos aqui algumas dicas que podem ser úteis.

A tinta acrílica

A tinta acrílica consegue ser bem versátil, possuindo diferentes texturas e modos, o que a torna uma boa opção tanto para o interior quanto para o exterior da sua casa.

As principais formas dessa tinta são as emborrachadas e as laváveis. No caso das emborrachadas ela se torna uma membrana flexível.

Isso faz com que mesmo ao ser exposto ao sol ou a chuva ela acabe retraindo e dilatando de modo que a argamassa dificilmente tenha rachaduras ou descascamentos na pintura.

Já as tintas acrílicas do tipo laváveis já são feitas para resistir a uma série de produtos químicos, além dos esfregões para que a limpeza seja feita.

Por isso, sua própria composição já a torna uma tinta resistente, que por isso também pode ser usada na parte externa da casa.

As tintas esmalte, verniz e à óleo

Essas três tintas são especialmente recomendadas se você possui madeira na sua fachada.

No caso da esmalte ela também pode ser aplicada em azulejos e metais. Ela existe em efeito de alto brilho, fosco e acetinado.

Sua composição a torna resistente aos efeitos climáticos, e atualmente sua produção a base de água já a torna uma tinta com cheiro menos forte e que seca mais rápido.

Já a tinta verniz funciona bem tanto se você quiser manter a aparência da madeira, quanto se quiser que ela pareça diferente, já que atualmente existem opções que imitam a pigmentação de madeiras mais caras.

A tinta óleo também pode ser usada na madeira, mas serve para portas, esquadrias e ferro tanto quanto.

Suas opções brilhantes e foscas são impermeabilizantes, o que a torna extremamente resistente as ações do tempo e da natureza.

Para cada parede existe um tipo de tinta

A tinta epóxi

A tinta epóxi é provavelmente a mais resiste da lista, mas também a mais complexa para ser aplicada, e que precisará de um profissional para o fazer.

Isso porque a superfície não pode ter qualquer rachadura ou trinca, sob o risco de acabar gerando infiltrações que podem deixar bolhas depois que a tinta já foi aplicada.

Antes de a colocar também é preciso que a parede, muro ou qualquer outra superfície onde vai ser posta, esteja completamente limpa e desengordurada.

Apesar dessas dificuldades a tinta epóxi é extremamente resistente às ações do tempo, a produtos químicos e consegue durar por vários e vários anos. Ela também pode ser aplicada sobre o concreto, cerâmicas e azulejos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram