Ao desenvolver uma obra é preciso pensar em quais são os profissionais que irá contratar para desempenhar cada função, e a lista costuma ser longa.
Quanto maior o projeto, ou sua complexidade, maior será o número de indivíduos capacitados necessários para participar dela.
Mas, antes mesmo que o primeiro tijolo seja comprado, é preciso desenvolver um projeto.
E é nessas horas que entra a questão: devo contratar um arquiteto ou um engenheiro? Qual a diferença entre eles?
O que faz um arquiteto?
Apesar de ambos terem funções que podem ser semelhantes, e às vezes até mesmo serem confundidos como profissionais que fazem a mesma coisa, existem diferenças fundamentais entre as duas profissões.
No caso do arquiteto é possível dizer que seu principal foco é no cliente, e em como seu projeto pode ter a melhor estética, conforto e funcionalidade a ele.
Para alcançar esses três objetivos um arquiteto busca que o projeto tenha o melhor aproveitamento possível do terreno, tanto horizontalmente quanto verticalmente, e que a distribuição dos cômodos seja a mais próximo possível do ideal de funcional, prática e de acordo com a visão estética desejada pelo cliente.
Detalhes essenciais para a segurança e o conforto, como a ventilação e iluminação, também são detalhes que devem ser levados em consideração por esse profissional.
Dessa forma ele cria um projeto que se dedique a ser seguro, confortável, funcional e agradável esteticamente a quem irá utilizá-lo.
O que faz um engenheiro?
No caso do engenheiro seu foco principal não será de fato a estética do local, mas sim na estrutura do projeto.
É o engenheiro quem irá realizar o cálculo estrutural da casa, edifício, estrada e tantos outros projetos que ficam ao seu encargo.
Dentro dessa profissão existem ainda outras subseções, que a depender do projeto podem acabam exigindo que um profissional a mais seja contratado, como o engenheiro elétrico, engenheiro hidráulico, entre outros.
Será esse profissional quem ficará responsável diante da prefeitura da sua cidade sobre a construção que está sendo feita, além de ser ele também quem irá desenvolver as soluções técnicas para a implantação daquelas que foram propostas pelo arquiteto.
Qual deles contratar?
Ao final a resposta para a questão inicial é: os dois. Apesar de terem alguns pontos de proximidade o fato é que cada profissional possui preocupações, encargos e objetivos diferentes.
Juntos eles buscam construir um projeto que seja completo, seguro, funcional e duradouro, mas para isso precisam estar ambos inteirados sobre o desenvolvimento desde o começo.
Arquiteto e engenheiro se complementam em suas funções, e exatamente por isso são capazes de oferecer possibilidades e soluções um para o outro, e para a obra, de acordo com suas especialidades.
Com o trabalho conjunto de ambos as chances de que seu projeto seja o mais confortável, seguro, esteticamente agradável e prático serão muito maiores.
Além disso, com os conhecimentos conjuntos, é possível também se utilizar da melhor forma possível de novas técnicas e materiais para a obra que a tornem de maior qualidade, mais barata e com chances menores de necessitar de reformas no futuro.