Loja 1: (14) 97400-9348

Loja 2: (14) 99719-9348

Seg a Sex: 7:30h - 18h | Sab: 8h - 12h

Está valendo a pena financiar imóvel em 2022?

ro (2)
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Muitas pessoas sonham em ter a casa própria ou investir em um imóvel. Para isso, espera-se sempre o tal “melhor momento” para se fazer um financiamento, já que as taxas de juros no Brasil estão sempre variando. Logo, a grande pergunta é: 2022 é um bom momento para financiar um imóvel?

Muitos dizem que não. No final de 2020 e começo de 2021, as condições para se financiar um imóvel eram as melhores, já que a Selic (a taxa básica de juros da economia) era de apenas 2% ao ano – a menor da história. Porém em 2022, as coisas ficaram um pouco diferentes.

Ainda na metade de 2021, o Banco Central decidiu aumentar a taxa para tentar controlar a inflação, chegando a 10,75% no final daquele ano. Atualmente ela está em 11,75%. Por conta disso, os juros cobrados para financiamentos aumentaram consideravelmente e isso fez com que o consumo decaísse.

Está valendo a pena financiar imóvel em 2022?

Mas nem tudo está perdido. Especialistas prevêem uma redução da Selic no segundo semestre de 2023; então, se você puder esperar para começar a investir no seu imóvel, isso é aconselhável. Agora, se a ansiedade e a necessidade de adquirir ou construir já for premente, fique atento à escolha das linhas de financiamento; os especialistas indicam que a melhor opção do momento é a pré-fixada + TR.

Saiba que mesmo não sendo a melhor hora para contrair um financiamento imobiliário, esse investimento é sempre uma boa escolha, pois traz segurança, constrói patrimônio e, é claro: você realiza o grande sonho de ter um imóvel próprio. É preciso bastante planejamento antes de dar qualquer passo, ainda mais nas condições atuais. Mas, apesar da inflação alta, o mercado está aquecido e a previsão é de que, em razão da diminuição dos efeitos causados pela pandemia, logo mais os juros comecem a cair.

Pesquise e planeje com antecedência

Antes de fazer o seu financiamento, observe com atenção as oportunidades surgidas no mercado. Detalhes precisam ser analisados e ponderados. Você pode realizar simulações do financiamento desejado nos sites dos principais bancos para conferir quais deles possuem as taxas de crédito imobiliário que mais se enquadram no seu caso.

É sempre importante também lembrar que todo negócio exige uma entrada; garanta que terá esse valor em mãos antes de assinar qualquer contrato. Um investimento deste tipo normalmente “fica com você” durante muito tempo; então garanta toda a atenção a ele no início para não se arrepender depois: analise com cautela as condições do financiamento, pesquise o local no qual deseja investir, conheça a vizinhança etc.

Converse com seu gerente no banco

A pandemia desacelerou a economia e, muito por conta disso, os juros e taxas foram às alturas. Mas graças à vacinação e ao retorno à rotina normal (ou tão normal quanto é possível), a roda voltou a girar.  O momento atual de fato não é dos mais agradáveis – financeiramente falando. Porém, as atividades do setor imobiliário nunca param e esse tipo de investimento é considerado um dos mais seguros.

Pra quem considera a realização deste sonho, dias melhores com taxas menores e mais oportunidades é a visão que temos no horizonte.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram