Todos os anos as temperaturas vem se tornando mais e mais extremas, o que traz desconforto a muitas pessoas.
Para ajudar a diminuir as consequências dessas mudanças de temperatura, que vão de um frio intenso até um calor perigoso de tão alto, existem algumas soluções que podem ser usadas.
Uma das que vem se tornando mais interessante aqueles que procuram por um isolante térmico, seja para uma casa, escritório, supermercado, galpão, fábrica, edifício, igreja, hospital, loja, e até mesmo caminhonete, caminhão baú ou container, é a manta térmica.
Como a manta térmica funciona?
Existem duas maneiras de se instalar a manta térmica no seu telhado: sobre o ele ou sob as telhas.
No caso da segunda opção ela será instalada entre a madeira e a telha, servindo como uma camada a mais de proteção e impedimento para que os raios solares passem para a parte de dentro da casa.
Apesar de existirem outros materiais que são bons isolantes térmicos, como a espuma, a lã de vidro e a lã de rocha, nenhuma delas consegue ser tão eficiente quanto a manta, já que ela é feita de alumínio.
Um isolante térmico já bem conhecido, especialmente aqueles que gostam de cozinhar, o alumínio alcança um valor de até 95% de redução do calor.
Isso faz com que manter sua casa consideravelmente mais fresca mesmo em dias de altas temperaturas não seja tão impossível.
A promessa é de que o material consiga diminuir a temperatura do imóvel em até 5°, algo que já faz toda a diferença em dias com mais de 30° ou até mesmo chegando aos 40°.
Os benefícios da manta térmica
Além de ser um aliado incrível contra o calor intenso que vem se tornando comum a vida dos brasileiros, e assustando a muitos, a manta térmica é também uma aliada durante o inverno.
Isso acontece porque, da mesma forma como ela diminui a capacidade do calor de entrar, ela também evita que ele saia.
Esses dois itens geram como consequência uma diminuição no uso de aparelhos como ar condicionado, aquecedor e ventilador o que acaba tendo como causa uma diminuição nos gastos de energia dos moradores do local.
Além disso, quando ela possui também uma camada de material acústico, isso irá impedir que a maior parte dos sons gerados do lado de fora chegue ao lado de dentro, o que praticamente elimina os sons das chuvas e do vento.
E por último, mas não menos importante, por ser um material impermeabilizante a manta térmica consegue impedir que infiltrações e goteiras surjam no imóvel.
Existe algum ponto negativo no uso das mantas térmicas?
Talvez não exista de fato um ponto negativo no uso dela, mas é preciso saber que ela sozinha não irá eliminar 100% dos problemas e desconfortos vindos das temperaturas.
Isso acontece porque, mesmo que o telhado não seja mais uma das principais fontes do calor, ele ainda pode entrar pelas portas e janelas, o que faz com que seja impossível escapar completamente.
Mas, ainda assim, é um método de se proteger dos raios solares e reter o calor de dentro de casa nos dias frios bem eficaz.
No caso de construções já finalizadas, que os moradores possuem interesse na instalação, ainda é possível a realizar.
Mesmo o método em que a manta térmica é instalado sob as telhas ainda pode ser usada, mas para isso todas precisarão ser retiradas.