Loja 1: (14) 97400-9348

Loja 2: (14) 97400-2340

Seg a Sex: 7:30h - 18h | Sab: 8h - 12h

Planejamento de obras: 05 dicas

Planejando obras.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O planejamento de obras é um dos passos mais importantes em uma construção civil. Por isso é importante planejar cada etapa do processo da obra. Para isso, separamos 5 dicas que vão te ajudar na hora do planejamento. Mãos à obra!

Levantamento das atividades que serão realizadas

Certamente, para saber o tempo necessário de cada atividade e o material que será gasto em cada etapa da execução da obra, é preciso definir quais atividades serão realizadas e quais são de maior prioridade.

O levantamento é feito por meio de uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto), que é uma lista com todas as atividades a serem realizadas. Portanto, permite que todo o projeto seja realizado de forma eficaz, podendo desmembrar atividades menores, organizando o projeto em como e quando serão realizados.

Definição média de cada atividade

Outra etapa importante é criar um cronograma para a realização correta das atividades. Pois é natural que em uma obra aconteça imprevistos. Com a criação do cronograma é possível prever falhas e separar tempo para se caso ocorra algum tipo de imprevisto.

O planejamento é o primeiro passo para o sucesso das obras.
O planejamento é o primeiro passo para o sucesso das obras.

É importante que o planejamento e a criação do cronograma seja realizado por profissionais que fazem parte do projeto, como o engenheiro responsável, empreiteiros e o mestre da obras. Por esses profissionais estarem em campo possuem uma visão mais ampla da realização do projeto.

Deve haver uma comunicação alinhada entre toda a equipe para que não aconteçam erros desnecessários. Além de distribuir a responsabilidade para cada membro com as metas estabelecidas.

Planejamento

Acima de tudo, é necessário entender cada um dos processos administrativos e executivo da obra torna-se essencial para o sucesso final do projeto. Ao realizar o planejamento, fique atento aos seguintes itens: cronograma quantitativo da obra, determinação de datas de execução, índices de produtividades e definição do prazo final para a conclusão da obra.

Enquanto isso, é dentro do planejamento que são definidos quantos profissionais serão necessários para colocar o projeto em prática, com isso são definidos as etapas da construção, que devem respeitar a seguinte ordem:

  • Montagem de barracão de obras;
  • Limpeza e preparação do terreno;
  • Execução das fundações;
  • Estrutura;
  • Alvenaria;
  • Acabamento.

Orçamento

A parte mais importante de todo o projeto é o valor a ser gasto para a concretização do projeto, para isso é preciso estar bastante atento para não ter gastos desnecessários ou ter surpresas futuras acerca do que foi gasto.

Portanto, fazer uma planilha com os custos podem ser uma ótima alternativa para o gerenciamento dos gastos. Fazer pesquisas antes de realizar compras de materiais de construção é uma perfeita opção para economizar e se possível cortar gastos.

Planejar corretamente o orçamento é fundamental para a sua obra.
Planejar corretamente o orçamento é fundamental para a sua obra.

Para realizar um bom orçamento é preciso ter conhecimento de todas as informações e etapas que serão realizadas nas obras, efetue a tarefa com todos os membros da equipe, evitando assim futuros erros e prejuízos.

Execução

Essa etapa é fundamental de toda a obra, pois nada adianta todo o planejamento se na hora da execução acontecer grandes falhas ou até mesmo ser impedida de dar continuidade por problemas técnicos que poderiam ser evitados. Por essa razão, é importante que o pedreiro contratado esteja por dentro de todo o planejamento juntamente com a equipe responsável para a execução do projeto da maneira correta.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram