Se você está antenado(a) às tendências de construção e decoração, sabe que o porcelanato é um revestimento muito utilizado em diversos cômodos. Com um aspecto sofisticado e elegante, ele o piso é queridinho por ser versátil e durável ao mesmo tempo.
No entanto, muita gente não sabe, mas existem tipos diferentes de porcelanato que podem influenciar bastante na fase final do projeto. Entre os mais conhecidos estão o polido e o esmaltado. Afinal, qual é a diferença entre eles e em que situações devem ser usados na obra? Confira nesse texto!
Quando usar o porcelanato polido?
O porcelanato polido é uma versão mais pura do material. Nesse tipo de piso, os blocos são feitos a partir de uma massa que não recebem esmaltamento, cores ou acabamento mais elaborado. São bem lisos e brilhantes. O uso é comum em consultórios, escritórios e ambientes corporativos.
Esse tipo de revestimento é indicado para uso em áreas internas como salas de estar, salas de jantar, quartos e banheiros. Por não ser tão resistente, o material não pode ser instalado em lugares que estejam suscetíveis a atritos. Sendo assim, o ideal é que eles componham ambientes dentro de casa.
Quando usar porcelanato esmaltado?
O porcelanato esmaltado recebe uma camada a mais de esmalte desde o processo de sua fabricação. Por isso, esse tipo é o único que permite versões de estampas, desenhos, texturas e formatos diferenciados.
A camada de esmalte deixa o material mais resistente à manchas e sujeiras de modo geral, ou seja, é muito mais fácil de limpar.
Além disso, o porcelanato esmaltado contém uma vantagem diferenciada: ele é classificado por uma tabela de resistência que mede a fragilidade da peça. Numa escala de 0 a 5, define-se o quão resistente é o revestimento. Porcelanatos com nível 0 são frágeis ao extremo e devem ser usados em paredes e locais de difícil acesso. Já a classificação 5 garante mais durabilidade e resistência, permitindo que o porcelanato seja instalado em áreas externas.
Qual é o melhor para a minha obra?
A definição do melhor tipo de porcelanato varia de acordo com o objetivo da sua construção. Se você quer algo mais versátil e durável, o porcelanato esmaltado é o mais indicado. Isso não significa que o polido não seja bom, mas as opções de uso são bem mais limitadas e o cuidado com as manchas precisa ser redobrado!
Lembre-se de observar a classificação PEI do revestimento antes de adquirir o material, ela faz toda a diferença na conclusão do seu projeto.
Confira os tipos de revestimentos em porcelanato disponíveis aqui na Sales Materiais de Construção. Vai construir ou reformar? Nossa loja é o lugar certo para a sua obra!