Na hora de construir ou reformar a sua casa um dos componentes essenciais é o piso, mesmo que muitos não percebam a importância que ele possui.
Dependendo do tipo escolhido o clima e estilo de decoração do ambiente podem mudar completamente.
Além disso, determinados pisos possuem determinadas durabilidades, facilidades na hora de serem limpos e benefícios e malefícios em determinados ambientes.
Mas, um dos tipos que se adaptam muito bem em boa parte dos cômodos é o porcelanato, e por isso ele vem se tornando cada vez mais popular.
Mas por que isso acontece? Para saber a resposta resumimos aqui algumas das principais vantagens do porcelanato e o do porque ele pode ser uma boa escolha na hora de escolher o piso para a sua casa.
A pluralidade de estilos do porcelanato
Uma das principais vantagens desse tipo de piso é a pluralidade de tipos disponíveis no mercado.
Com um valor muito mais acessível que outras opções vendidas o porcelanato possui opções que reproduzem materiais mais caros, como o granito e o mármore, e até uma opção menos cara, como o cimento queimado.
Isso faz com que ele possa se adequar a diferentes ideias de decoração, além de também ter a possibilidade de ser encontrado em diversas cores e texturas, o que amplia o número de opções.
A durabilidade e a facilidade na hora de limpar
Reformar uma casa exige uma série de preocupações, entre elas escolher os melhores materiais.
Para isso as prioridades podem ir desde valores, estética, facilidade e durabilidade.
O porcelanato se sobressai por ter um pouco de todas elas, incluindo a durabilidade a longo prazo, quando bem cuidado.
Isso porque ele é um material que possui fácil absorção da água, o que o torna mais durável com o tempo.
Entretanto, ele não é aconselhável em ambientes externos, já que o excesso de chuva, por exemplo, fará com que essa característica seja drasticamente diminuída.
Além de poder se tornar um material facilmente escorregadio nessas situações, o que pode ser perigoso.
Além de durar por mais tempo o porcelanato também é fácil de limpar, o que o torna uma opção ideal para muitos.
No entanto, também é preciso tomar um pouco de cuidado na escolha dos materiais ao fazer isso, já que alguns podem tirar o brilho do piso com o passar do tempo.
As manchas não costumam aparecer com facilidade nesse tipo de material, então a aparência dele se mantém por um longo período sem muitos problemas, com os devidos cuidados.
As misturas com outros materiais
Para aqueles que procuram uma estética diferente o porcelanato também é um material fácil de ser combinado com outros tipos de piso.
Por exemplo, em um mesmo ambiente pode-se usar bordas de madeira, enquanto o restante é de porcelanato, ou até mesmo uma divisão entre os dois.
Por possuir diferentes cores e texturas esse é um material fácil de ser usado em vários dos ambientes de uma casa, então a mistura com outros pode trazer uma estética mais adequada ao clima que o morador quer dar ao lugar.