Loja 1: (14) 97400-9348

Loja 2: (14) 97400-2340

Seg a Sex: 7:30h - 18h | Sab: 8h - 12h

Quais são as diferenças entre mármore e granito?

x-maneiras-de-limpar-e-conservar-as-suas-bancadas-de-granito-20180924155609.jpg
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

No primeiro contato, você pode até se confundir, mas basta um olhar com mais atenção que você verá as diferenças nítidas entre o mármore e o granito. Porém, muitas pessoas ainda se confundem por conta de certa semelhança entre as pedras. É importante que você saiba diferenciar – las, para que na hora que você for escolher, você faça uma escolha que melhor se encaixa em sua necessidade.

É importante entender quais são as diferenças físicas e naturais que existem entre o mármore e o granito. Essa diferenciação te ajudará com as demais.

Quais são as diferenças entre mármore e granito?

O mármore é um tipo de rocha metamórfica, isto é, um tipo de pedra formada a partir de uma rocha pré existente formada de calcário e dolomita. Já o granito é uma rocha ígnea formada por três minerais, quartzo, mica e feldspato, possuindo um processo de formação contrária do mármore. Isso porque seu processo é o resultado do resfriamento do magma.

Outra principal característica é a diferença de resistência e durabilidade de ambas as pedras. O mármore possui um grau de dureza equivalente à posição de Escala de Mohs. Já o Granito está na escala 7. A  escala de Mohs é uma tabela que foi criada por Friedrich Mohs em 1812 com o objetivo de determinar o grau de dureza e resistência dos materiais encontrados na natureza.

Sendo assim, o granito é muito mais resistente do que o mármore. Você pode fazer o teste do risco que consiste em você tentar fazer um risco com a ponta de uma chave, se riscar é mármore, caso contrário é granito.

Aparência

Na aparência, o mármore pode ser reconhecido por veios marcantes, já o granito possui granulações, semelhante a pequenos pontilhados, normalmente em cores mais escuras que a cor de fundo da pedra.

Um exemplo para  diferenciar uma pedra da outra é comparar o mármore carrara com o granito cinza. O mármore possui fundo branco com veios cinzas, já o granito cinza possui fundos cinzas com granulações pretas e cinzas escuras.

Aplicação e usos

As duas pedras possuem múltiplas possibilidades de aplicações, seja em ambientes comerciais ou residenciais. A forma mais comum de utilização é o revestimento de pisos e paredes, mas é importante destacar que o mármore é a pedra com menos resistência e durabilidade, além de ser escorregadia. Por essa razão, recomenda – se usar pisos de mármores em locais com pouca circulação de pessoas e que não sejam molhados, como banheiros e cozinhas.

Aplicações e uso

O granito apesar de ser mais resistente, também possui a característica de ser escorregadio, evite usar mármore e granitos em beiras de piscinas e áreas de churrasco.

Outra opção de uso é painéis de parede em salas e quartos.  As pedras ainda tem grande potencial visual quando usadas em móveis, como tampos de mesas e aparadores.

Preço

Outra diferença essencial entre esses materiais é o preço. O mármore é considerado uma pedra mais sofisticada do que o granito, por ser mais rara de se encontrar na natureza. No Brasil, praticamente não existem reservas de mármore, todo o mármore utilizado no país, a maioria, é importado.

Com isso, o preço acaba sendo mais alto, sobretudo pela  conversão das moedas estrangeiras. Porém o granito não fica muito atrás, pois é a pedra mais abundante no Brasil, o que a torna mais viável financeiramente.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Loja 1

Loja 2