Seja um apartamento ou uma casa manter uma manutenção constante do lugar onde se vive pode evitar muitos problemas, e ainda aumentar o tempo de vida de muitos dos itens do seu lar.
Além de também ser um grande aliado na diminuição de despesas a curto, médio e longo prazo.
Com a correria do dia a dia nem sempre prestamos atenção a esses, que podem ser pequenos detalhes, mas acabam tendo um impacto enorme.
Por isso, por que não aproveitar que estamos passando mais tempo em casa agora com o isolamento social e olhar em volta para aquilo que precisamos cuidar com mais carinho e atenção?
Seja durante a pandemia ou não essas manutenções preventivas são sempre importantes. Então você pode começar agora e já ir se planejando para mantê-las sempre em dia no futuro.
Manutenções preventivas das instalações hidráulicas
Vazamentos em torneiras, chuveiros e canos podem ser responsáveis por infiltrações, que podem até mesmo fazer com que surja mofo e deterioramento de suas paredes e teto.
A longo prazo esses problemas vão só se agravando, exigindo até mesmo que o proprietário faça reformas e troque o sistema de encanamento da casa.
Porém, manter uma manutenção constante, trocar torneiras e chuveiros já desgastados, e até mesmo contratar uma empresa que faça a impermeabilização em sua casa, evita uma grande quantidade de estresse no futuro.
A instalação elétrica
O sistema de fiação de uma casa é feito para durar por um longo tempo, mas nem isso impede que ele acabe se desgastando.
Para não correr o risco de ser surpreendido, já que problemas na fiação podem acabar danificando eletrodomésticos e até mesmo iniciar incêndios, é essencial que você agende a visita técnica de um eletricista em quem confie.
Manutenções Preventivas do telhado
Se você mora em uma casa o telhado deve ser sempre uma de suas principais preocupações na hora de pensar em manutenção preventiva.
Sejam telhas quebradas pela chuva ou vento, calhas entupidas, roedores e pássaros fazendo moradia ou infiltrações causadas pela falta de manutenção no primeiro item; todos prejudicam o seu telhado.
E um telhado prejudicado diminuiu a segurança da sua casa, além de poder causar acidentes perigosos e com impacto financeiro mais grave.
A manutenção deve ser feita por um profissional, já que exige um cuidado maior com a segurança, devido a altura.
Os pisos e revestimentos
Manter uma manutenção em seu piso, paredes e azulejos dá um aspecto sempre novo a sua casa, além de evitar que precise se preocupar com trocas tão cedo. Pintar as paredes é uma boa opção para mudar o clima do lugar.
Já no caso dos azulejos tente sempre os manter limpos, e caso precise, revitalize o rejunte ou consertar pequenas falhas que possam aparecer nele.
Itens domésticos e móveis
Limpar é o primeiro passo, principalmente aqueles objetos que se costuma esquecer que é preciso ter alguns cuidados.
Portas, janelas, fechaduras e dobradiças que possam precisar de lubrificação, limpeza interna em máquinas de lavar e secar para garantir que fios de cabelo ou fios de roupa irão danificar seu funcionamento.
Todos são itens a serem colocados na lista de manutenções preventivas, assim como vários outros.