Existem vários espaços na área externa da cada que podem trazer dúvidas quanto ao melhor tipo de piso a ser usado ali.
Felizmente existem algumas opções para cada uma delas, mas da mesma forma existem cuidados que devem ser tomados na hora da escolha.
Não apenas a aparência do local, mas a segurança também é muito afetada pelo tipo de piso que você escolhe para a área externa do seu lar.
Para o ajudar a escolher o melhor piso possível para cada espaço compilamos aqui algumas dicas que servem para cada uma delas.
Para a área da piscina
A primeira escolha que vem a mente ao pensar na área onde fica a piscina é decididamente os pisos antiderrapantes.
Porém, é importante se atentar também a uma característica dele, que é a maior dificuldade na hora da limpeza.
Ao escolher um piso é importante sempre prestar atenção a todas as suas características importantes, como a segurança que ele dará em determinado lugar, a durabilidade, sua capacidade de suportar certos ambientes e a dificuldade na limpeza.
No caso dos pisos antiderrapantes eles são com certeza a melhor opção no quesito segurança, além de serem duráveis e terem uma boa capacidade de lidar com o ambiente externo, como sol, chuva e umidade.
Porém, sua constituição o torna mais difícil de limpar, fazendo com que seja necessário uma lavadora de alta pressão para uma limpeza mais adequada.
Outra opção para a área da piscina são também os pisos atérmicos cimentícios, pois sua capacidade de absorver a luz do sol os tornam mais confortáveis, evitando aquela sensação de calor ao pisar diretamente no piso.
Por último, temos também o deck de madeira, uma opção que dá ao lugar uma bela aparência e também absorve bem o calor.
Mas, no caso dele, é importante que a madeira seja tratada antes de ser colocada, já que ela pode estragar fácil com a umidade, então precisa de cuidados para que isso não aconteça.
Para a área gourmet
A facilidade na limpeza e a resistência do piso contra manchas são as características mais importantes ao escolher um piso para a área gourmet, já que nela estarão sempre presentes situações que tornem a sujeira algo comum.
Para esse espaço o porcelanato acetinado e a cerâmica se destacam, já que são opções que não absorvem facilmente as impurezas, são fáceis de limpar e possuem um grande número de opções no mercado, permitindo diferentes estilos de decoração.
Para as varandas, sacadas e pátios
Uma das melhores opções para esses locais é, sem dúvida, o porcelanato rústico ou natural (os não polidos).
Isso porque, entre todas as opções disponíveis no mercado, ele é um dos que melhor resiste à ações climáticas como o vento, a chuva e o sol.
Sua durabilidade e resistência se tornam ainda mais atrativas pelo fato de existirem uma infinidade de padrões, cores e tamanhos disponíveis, o que o torna adaptável a muitas possibilidades de ambientes.
Além dele existe também o ladrilho hidráulico, que é uma boa opção para os pátios, em especial por ser um piso impermeabilizado.
Mas atenção: tanto nos locais desse tópico quanto de outros é importante tomar cuidado se a opção pela qual está optando não é lisa demais, já que isso em uma área externa da casa, especialmente na piscina ou sob a chuva, pode acarretar em acidentes.