O banheiro é possivelmente o cômodo da casa onde mais se deve prestar atenção ao escolher o piso correto.
Afinal, não é apenas a beleza e o conforto que devem ser levados em conta, mas também a segurança e a durabilidade do material.
Isso porque, o uso de produtos de limpeza e o contato com a água é algo constante nesse local, por isso é importante escolher um material que se adapte bem a essas circunstâncias.
Mas, como fazer isso sem deixar de lado também a estética do ambiente? Para responder a essa e outras perguntas separamos algumas dicas importantes para você.
A opção mais popular
Entre as opção de piso para o banheiro uma das, se não a mais popular, acaba sendo o porcelanato.
Os motivos para isso são diversos: seu valor acaba sendo menor em comparação a outros pisos, existe uma diversidade enorme de cores, formatos e texturas e ele também tem uma alta resistência a umidade e produtos químicos.
Além disso, esse é um piso fácil de ser instalado, e com que possui uma durabilidade longa.
No entanto, existem algumas versões dele que ficam extremamente lisas ao entrar em contato com água, por isso é preciso tomar cuidado na hora da compra para os evitar.
A opção que deve ser sempre evitada
Se o porcelanato é a versão mais popular então a madeira é sem dúvida aquela que deve ser sempre evitada.
Isso acontece porque esse é um material que absorve a umidade muito facilmente, o que o faz inchar e se esfarelar com rapidez.
O que é preciso levar em consideração ao fazer a escolha?
Além do porcelanato existem ainda outros materiais que são ótimas escolhas para se usar no banheiro, como as pastilhas de vidro, a ardósia, o cimento queimado e até mesmo o piso cerâmico.
Seja qual for sua escolha é preciso estar sempre atento a questões como: a segurança desses pisos em ambientes que tenham contato com água, sua capacidade de resistir a umidade e a durabilidade do material.
Isso porque ter um piso que seja liso demais pode render acidentes perigosos no banheiro, especialmente se crianças e idosos viverem na casa.
Além da água em si, que é um fator que pode desgastar com facilidade um piso, os produtos de limpeza também são capazes de fazer isso, e o banheiro é um lugar que é constantemente limpo.
O que torna importante escolher um piso que seja fácil de ser limpo, além de ser resistente aos produtos usados para isso.
Pense nas cores e decoração
O conforto para a limpeza e a segurança para evitar acidentes são essenciais ao escolher o piso do banheiro, mas isso não significa que a aparência deva ser deixada de lado.
As cores escolhidas fazem toda a diferença ao ambiente, podendo dar a ele a impressão de ser mais amplo, mais organizado e mesmo mais equilibrado.
Mas, além da paleta de cores, é preciso ter em mente a decoração que deseja dar ao lugar, já que a depender disso o tipo de piso mais recomendado pode mudar drasticamente.