Escolher o piso certo para sua casa é sempre um desafio, algo que se torna ainda maior quando é para uma área externa.
Isso porque, além da estética, existe uma série de fatores que devem ser levados em conta na hora da escolha, inclusive para garantir a segurança da sua família.
Para te ajudar a não errar na hora da compra separamos aqui três dicas fundamentais que vão te ajudar na hora da escolha do piso ideal para o seu quintal.
Procure por pisos resistentes
O quintal costuma ser um espaço onde crianças e animais passam bastante tempo, seja correndo ou brincando.
Existem também momentos onde a família pode se reunir nesta área, até mesmo para festas e churrascos.
Por ser um espaço de grande circulação, e onde quedas, corridas e pulos podem ser comuns, o ideal é escolher por um piso que seja resistente e tudo isso.
Materiais como cerâmica, porcelanato, emborrachado e concreto costumam ser opções interessantes para isso, inclusive podendo ser usadas na garagem, onde o carro traz um desafio a mais para que o piso resista.
Outro fato que exige um material resistente são os efeitos climáticos, já que no quintal o piso vai estar em contato com a água da chuva, vento, sol e umidade com bastante frequência.
Por isso, escolher um material que consiga resistir ao clima e durar por um longo período é fundamental.
Preste atenção a textura
Como dito antes o quintal costuma ser uma das áreas favoritas das crianças, o que traz uma preocupação extra com a segurança delas ao se moverem ali.
Um piso liso demais pode acabar causando acidentes, especialmente em dias chuvosos, o que o torna perigoso em especial para os pequenos e para os idosos.
A textura é um dos fatores mais importantes na hora de escolher o melhor piso para o seu quintal, e entre elas as opções antiderrapantes são as mais seguras.
Entre os materiais desse tipo estão as pedras naturais, ou então modelos de cerâmica que imitam a textura delas, e assim tenham o mesmo efeito.
Avalie qual aparência quer dar ao seu quintal
Por mais que a segurança seja fundamental na hora de escolher o melhor piso, isso não significa que a aparência precisa ficar de fora na hora da compra.
Se você gosta da ideia de dar uma aparência mais rústica ao seu quintal, por exemplo, a madeira e as pedras podem ser uma excelente forma de construir um ambiente confortável e que dê essa sensação.
Apesar disso, ao escolher a madeira, é preciso cuidar para que ela receba o tratamento correto antes da instalação, já que é um material não muito resistente a água, e por isso precisa ser preparado antes de ser posto em uma área externa.
Para aqueles que preferem um efeito mais natural, até mesmo tendo a oportunidade de construir um jardim, pode-se usar a grama sintética.
Essa é uma escolha que lidará bem com a chuva e a luz solar, e acaba agradando também aqueles que possuem cachorros em casa.
Fora essas escolhas existem diversos materiais que disponibilizam opções com textura, cores e formatos de diferentes estilos, como a cerâmica e o porcelanato, algo que facilita na criação de diferentes decorações.