Loja 1: (14) 97400-9348

Loja 2: (14) 97400-2340

Seg a Sex: 7:30h - 18h | Sab: 8h - 12h

Reforma da casa: como calcular pedra e areia?

grey_gravel
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Começou aquela reforma da casa, mas não sabe calcular material? Pode deixar que a gente te ajuda!

Qualquer processo de obras, por mais simples que seja, precisa ser bem organizado e planejado para evitar contratempos que atrasem a entrega no tempo previsto.

Reforma da casa: como calcular pedra e areia?

Por esse motivo, a gestão de materiais é fundamental para que tudo ocorra como você imaginou desde o início. 

Uma estimativa assertiva impede que você desperdice itens e te ajuda a controlar melhor os gastos do projeto. Nesse sentido, deve ser feito um levantamento da quantidade a ser utilizada. Embora seja realizado – na maioria das vezes – por profissionais da área, você pode fazer também!

Faça cálculo por área construída

Calcular de cabeça pode ser uma grande cilada! Isso porque pode faltar matéria-prima ou sobrar muito mais que o necessário.

Antes de qualquer investimento, tenha definida a quantidade de m² construída ou reformada. Dessa forma, fica mais fácil adquirir os itens de construção sem desperdícios.

O primeiro passo é atentar-se aos materiais que mais serão utilizados na obra, ou seja. Quais deles você vai precisar comprar em uma escala maior? Pedra, areia e cimento são exemplos disso.

Para fazer concreto, será necessária uma mistura de areia e pedra.

O cálculo é simples: 50% do volume de areia, 50% do volume de pedrisco e uma proporção de 8 sacos de cimento por m3 de concreto.

Embora não seja uma conta complexa, é válido atentar-se a algumas características importantes: o tipo de areia e da pedra, além da quantidade de água a ser utilizada. Esses aspectos vão influenciar diretamente na qualidade da mistura final. Portanto, pesquise bastante antes de iniciar qualquer obra para evitar perda de material, certo?

A importância do suporte profissional

Conforme comentamos, é possível fazer a fórmula sozinho, mas é necessário ter uma boa experiência com reformas e construções em geral. Se você não possui as habilidades necessárias, o indicado é buscar ajuda profissional para calcular as quantidades de pedra e areia a serem utilizadas.

Busque ajuda profissional

O responsável por esse tipo de trabalho é o engenheiro calculista. Ele faz cálculos estruturais acerca do seu projeto. Isso inclui: demarcação de peças, materiais e esforços para concluir a obra. Essa estimativa é sempre feita com base nas normas técnicas de segurança estabelecidas pelos órgãos de engenharia.

Por mais que sua experiência em reforma seja ampla, talvez você não tenha a bagagem suficiente para verificar as condições do seu material estão dentro dos padrões exigidos pelos órgãos de fiscalização competentes.

Sendo assim, contar com ajuda de um profissional especializado é a melhor maneira de assegurar uma reforma sem estresse e sem dores de cabeça.

Passe na Sales e faça um orçamento! Conte com a gente para construir o seu sonho.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram