Loja 1: (14) 97400-9348

Loja 2: (14) 97400-2340

Seg a Sex: 7:30h - 18h | Sab: 8h - 12h

Saiba como calcular corretamente a lista de material de construção para sua obra!

calcular-capa
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Seja sua obra uma pequena reforma ou uma grande construção, o cálculo correto de quanto precisará de cada material é uma parte essencial do procedimento.

Ter em mãos uma lista completa e com os valores corretos de cada item pode poupar aquele que irá pagar pela obra de grande estresse.

Seja grande ou pequena uma obra já costuma ser algo caro e trabalhoso, por isso é importante se prevenir para não ocorrer desperdícios, ao mesmo tempo em que não falte material de construção e sua obra fique paralisada.

Como é feito o cálculo?

O mais importante na hora de calcular corretamente a lista de material de construção para sua obra é levar em consideração o tamanho dela e o tamanho do item que irá precisar.

Ou seja, para saber quantos pisos irá precisar para cobrir o chão de sua obra precisa saber exatamente qual a extensão do chão que deve ser coberto, qual o tamanho de cada placa e quantas delas serão necessárias ali.

consultar um profissional especializado

O mesmo irá se aplicar a outros materiais, e para realizar o cálculo você pode consultar um profissional especializado, como um arquiteto ou engenheiro, que poderá fazer a lista de maneira mais detalhada.

Mas, se ainda quiser ou precisar fazer o cálculo sozinho, existem também plataformas online que ao introduzir os valores ajudam a deduzir um valor aproximado.

O mais importante é saber que, durante uma obra, a quebra ou dano a materiais acontece com frequência, por isso é importante sempre comprar o valor necessário somado a mais 10% por segurança.

Tijolos

Existem tijolos de diversos tipos e tamanhos, e essa é a primeira questão que deve ser levada em consideração.

Para garantir que não irá faltar material é preciso calcular a área como um todo, sem descontar os espaços destinados a janelas e portas e ainda somar mais 10% do valor.

calcular a área como um todo

 Em seguida calcule altura x largura, sempre levando em consideração quais são as dimensões do tijolo, e assim descobrirá qual a quantidade que será gasta por m² e o total necessário para a obra.

Pisos e revestimentos

Quando se trata de pisos e revestimentos o mais importante é saber qual a área da superfície a ser revestida.

Com esse número em mãos você deve procurar por qual material pretende usar e consultar qual costuma ser seu rendimento por caixa.

Então basta dividir o número do rendimento pela da área em questão, fazendo assim com que você chegue a uma média de quanto irá precisar.

importante saber que quanto maior a placa que irá utilizar maior deve ser sua margem de segurança

É importante saber que quanto maior a placa que irá utilizar maior deve ser sua margem de segurança.

Ou seja, se a placa tiver 15 cm você deve comprar 10% a mais do valor que teoricamente precisa para a obra; se ela possuir 30 cm já deve aumentar esse número para 15%.

Tinta

No caso das tintas novamente é preciso levar em consideração qual o tamanho da superfície que será pintada, sendo que o cálculo mais comum é multiplicar sua altura pelo comprimento.

O resultado deverá ser então multiplicado pela quantidade de mãos que foi recomendada pelo fabricante da tinta já na embalagem.

qualidade da tinta irá interferir diretamente na quantidade que será necessária

A qualidade da tinta irá interferir diretamente na quantidade que será necessária, já que algumas marcas necessitam que ela seja aplicada mais vezes e outras menos.

Outro fator é a parede, sendo que aquelas que estão porosas ou danificadas irão precisar de muito mais material do que uma consistente e sem avarias.

Já os valores de margem de segurança ao comprar tintas costumam ser de 5% a 10%.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram