Loja 1: (14) 97400-9348

Loja 2: (14) 97400-2340

Seg a Sex: 7:30h - 18h | Sab: 8h - 12h

Saiba como reduzir gastos com água?

Como economizar água
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A água doce está se tornando um recurso hídrico cada vez mais escasso. Por isso, economizar água se torna uma necessidade. Não se trata apenas de cortar gastos, mas de ajudar a resguardar o meio ambiente.

Economia de água com medidas simples

É importante adotar alguns hábitos no dia a dia para diminuir o consumo de água na sua residência. Além de contribuir com o meio ambiente, ainda gera uma economia significativa na conta no fim do mês.

Saiba como reduzir o  consumo de água com dicas simples que vão ajudar também a aliviar seu bolso.

Banheiro

Se cada morador de São Paulo reduzisse a duração do banho para cinco minutos, seria possível economizar 26,8 bilhões de litros de água por mês. O banheiro é o local da casa onde se concentra o maior consumo de água.

Brasilienses dizem ter diminuído uso de água, aponta pesquisa – Agência  Brasília
O banheiro pode ser um grande aliado

Durante o banho, enquanto estiver se ensaboando mantenha o registro desligado. Ao escovar os dentes, lavar rosto ou barbear manter a torneira fechada também ajudará a economizar. A descarga é uma fonte de consumo de água, evite utilizar como forma de descartar cigarros ou dar descarga de forma desnecessária.

Cozinha

Antes de lavar louças, limpe os restos de sujeiras dos utensílios, isso faz com que você gaste menos tempo ao lavar louça, consequentemente diminuindo o consumo de água. Ao limpar verduras,  deixe quinze minutos em uma vasilha com 1 litro de água, assim ao lavar a maioria das sujeiras já terão saído.

Cuidado com vazamentos

Em um mês, 96 mil litros de água são desperdiçados com buracos de 2 milímetros em canos.  A quantidade de um dia é capaz de lavar todas as roupas sujas em uma só lavagem na máquina de lavar. É preciso ficar atento com  possíveis vazamentos, pois é uma das principais causas de desperdícios e conta de água alta.

Não utilize mangueiras

Seja para lavar quintal, carro ou regar plantas, a utilização da mangueira por quinze minutos desperdiça cerca de 180 litros.

Como economizar água na quarentena? Veja dicas
Reaproveite água da máquina

Você pode trocar a mangueira por baldes e regadores, utilizar a vassoura para a calçada e na lavagem do quintal é possível reaproveitar a água da máquina de lavar ou tanquinho.

Lave a roupa com menos frequência e mais atenção

Use a máquina de lavar roupas apenas quando ela estiver completamente cheia; o consumo de uma máquina de cinco litros é de aproximadamente 135 litros a cada utilização. Se preferir, você pode deixar a roupa acumular e lavar tudo de uma só vez.

Reutilize a água da chuva em atividades domésticas

Construir  uma cisterna em casa ou utilizar um balde para coletar a água da chuva é uma ótima opção. Porém, é necessário ficar atento que tudo esteja bem tampado, para evitar a proliferação de mosquitos que propagam doenças, como a dengue. A água da chuva pode ser utilizada para descarga, limpeza do quintal, do carro e do chão de casa, por exemplo.

As orientações de redução de consumo de água são válidas para todos, mas é necessário observar como você e sua família consomem água e onde podem reduzir. Para isso, a Sabesp disponibiliza um “Simulador de   Consumo”.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Loja 1

Loja 2