Loja 1: (14) 97400-9348

Loja 2: (14) 97400-2340

Seg a Sex: 7:30h - 18h | Sab: 8h - 12h

Soleiras: O que é e pra que serve?

o-que-sao-soleiras-e-pingadeiras-e-para-que-servem2
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Na construção civil, muitos materiais são utilizados e nem sempre estamos acostumados com os termos ou finalidades de tais itens. Pois, normalmente compramos a lista de materiais a serem utilizados na obra feita pelo responsável da obra. Dentre essas ferramentas, uma delas é a soleira.

O que são soleiras?

As soleiras são materiais em formas de faixas de granitos ou mármores alinhadas ao batente da porta. Usada para separar ambientes e destacar as limitações dos cômodos. Além disso, elas são utilizadas também para alinhar o peso quando há algum desnível de um espaço para outro. Em áreas internas, elas são utilizadas para destacar e harmonizar os ambientes e os limites de cada cômodo.

Divisão de ambientes com soleiras

Se você está usando o mesmo piso ao longo de todo o espaço e deseja dar a impressão de limite e separação entre os ambientes, as soleiras são ótimas escolhas.

As soleiras fazem toda a diferença em um ambiente.
As soleiras fazem toda a diferença em um ambiente.

Uma opção é utilizar a divisão entre a cozinha e a sala integradas, assim haverá a sensação de onde inicia e termina o outro cômodo. 

Aumentar o espaço

Para quem mora em um imóvel pequeno, a dica é dar amplitude ao ambiente, e nessa situação as soleiras não são recomendadas no acabamento. Se a cerâmica entre os corredores, quartos e sala continuar o mesmo, não utilize soleiras – pois elas vão dar a sensação de cômodos menores por marcar as divisões.

Pisos diferentes

Para quem prefere apostar em pisos diferentes entre os espaços, o uso das soleiras é uma boa opção. O acabamento facilita na divisão dos cômodos e torna-se essencial para essa separação de cerâmicas, deixando o resultado mais bonito. No caso de pisos diferentes, as cores das soleiras devem combinar com ambos os pisos, assim tendo um resultado mais harmônico.

Quais os tipos de soleiras?

Existem vários tipos de soleiras, sendo que soleiras para portas é apenas uma das opções existentes no mercado. Além das opções de locais a serem inseridas, existem várias possibilidades de materiais e cores.

Granito

Os granitos são os preferidos dos projetos arquitetônicos, possuindo maiores vantagens na hora do acabamento, com custo – benefício e valores menores entre todas as opções de soleiras.

A soleira de granito dão um charme a mais.
A soleira de granito dão um charme a mais.

Esse tipo de item, possuí enorme gama de cores, e sua resistência se destaca por pouca porosidade – por isso absorve pouca água sendo mais resistente a manchas e com vida útil prolongada.

Soleiras de mármore

As soleiras de mármore possuem uma sofisticação maior, utilizada entre acabamentos entre ambientes e portas, porém o seu valor é maior comparado ao granito.

Pedras Industrializadas

Entre as opções há as soleiras nanoglass, marmoglass e silestone. Com valor maior, essa opção não é encontrada com facilidade em lojas de materiais de construção – por isso é recomendado que o orçamento seja solicitado em lojas que comercializam esse tipo de pedra.

Porcelanato

O mais conhecido entre as opções disponíveis no mercado, usadas juntamente com o piso do mesmo material, destacando dessa forma ao elemento, trazendo beleza ao ambiente.

Pastilhas

As soleiras de pastilhas possuem um visual mais marcante, com preço médio, é ideal para destacar de maneira mais assertiva, em caso de haver a utilização de piso de pastilhas no chão ou acabamentos com pastilhas na parede, é ideal que as cores sejam próximas.

Madeira

A menos conhecida no mercado, é uma ótima opção para ambientes que possuem pisos de madeiras, valorizando as divisórias dos espaços e mantendo em harmonia com o piso. Esta opção também pode ser usada com piso frio, porém o recomendado é que uma das partes tenha piso de madeira.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram