Loja 1: (14) 97400-9348

Loja 2: (14) 99719-9348

Seg a Sex: 7:30h - 18h | Sab: 8h - 12h

5 tendências para construção civil em 2022

construcao-civil-
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O mercado de construção civil está cada vez mais aquecido e em 2022 novas tendências prometem ganhar destaque em projetos de quem vai construir ou reformar.

Com tantas mudanças, novidades e novas tecnologias surgindo, as obras têm sido projetadas visando maior conforto e praticidade no dia a dia. Pensando nisso, a Sales Materiais de Construção separou algumas tendências do setor para esse ano. Veja quais são elas!

1 – Sustentabilidade, tecnologia e preservação ambiental

Quando pensamos em tecnologia, não podemos deixar de falar das construções com foco em práticas sustentáveis. Além de terem foco na preservação ambiental e de recursos naturais, o uso de sistemas como esse oferecem descontos no pagamento do IPTU.

Segundo uma lei aprovada pelo Senado em 2019, todas as pessoas que tiverem tecnologias que promovem a sustentabilidade em seus imóveis, pagarão menos imposto pelas suas propriedades.

2- Casa inteligente: praticidade e economia

Não é de hoje que ouvimos muito sobre o conceito de smart home por aí. Essa tendência é caracterizada por um sistema integrado de eletrônicos e eletrodomésticos que são automatizados via comandos de voz.

Construção civil: casa inteligente
Construção civil: casa inteligente

Um dos exemplos mais comuns são as lâmpadas inteligentes que aumentam ou diminuem a intensidade de acordo com a programação desejada. A smart home pode ser ainda mais completa quando projetada desde o momento da construção. Para quem deseja morar em um imóvel moderno e completamente tecnológico, deve pensar na estrutura inicial da obra a fim de fazer todas as instalações necessárias.

Leia também: Melhores plantas para o banheiro

3 – Building Information Modeling (BIM)

As tecnologias estrangeiras têm revolucionado diversos setores, e a construção civil é um deles. A Modelagem de Construção da Informação é um método que facilita a execução e visibilidade do andamento de uma obra.

É considerado um recurso de alto investimento, mas mesmo assim, tem ganhado espaço em construtoras e incorporadoras do país.

A BIM permite que os profissionais envolvidos no projeto consigam ter um panorama de todos os passos da obra e assim possam alinhar as expectativas de cada etapa até o momento da entrega.

4 – Robotização, automação e inovação

O uso de máquinas na construção civil é uma tendência que promete ser ainda mais incorporada nos próximos anos.

Modernização do seu lar: tendências da construção civil para 2022
Modernização do seu lar: tendências da construção civil para 2022

É notável que a utilização de ferramentas para demolição e carregamento de materiais, por exemplo, já é uma realidade em muitos lugares. Mas para diminuir ainda mais o esforço humano e risco por parte dos trabalhadores, a tendência é que a inovação tecnológica seja cada vez mais aplicada em diversas etapas de uma obra.

5 – Otimização de processos por meio de tecnologias

Tecnologia é a palavra do momento. Alguns equipamentos já são usados para otimizar processos de obras na construção civil. São eles:

  • Drones de mapeamento espacial;
  • Realidade aumentada para visualização e apresentação do projeto;
  • Uso de aplicativos e softwares que fazem inspeção, revisão e acompanhamento da obra.

E aí, o que achou dessas tendências? Você já conhecia alguma delas? Aqui na Sales Materiais de Construção, nós temos tudo o que é preciso para concluir seu projeto de reforma ou construção. Fale com a gente e saiba mais!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram