Loja 1: (14) 97400-9348

Loja 2: (14) 99719-9348

Seg a Sex: 7:30h - 18h | Sab: 8h - 12h

Vai reformar? Veja sete dicas para contratar mão de obra

Man holding blue helmet close up. Construction man worker with office and people in background. Close up of a construction worker's hand holding working helmet.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Obras, sejam elas pequenas ou grandes, são sempre motivo de grande estresse e trabalho.

E para garantir que elas sejam bem sucedidas, e geram um resultado bem feito e duradouro, é importante ter uma equipe de bons profissionais a cada etapa.

Para saber quais os primeiros passos a levar em consideração antes de contratar mão de obra para a sua reforma separamos aqui sete dicas!

1. Procure referências

Uma reforma mal feita acaba gerando graves consequências, por isso não é só porque encontrou o profissional que parece perfeito que deve fechar negócio logo em seguida.

Telefonia no Brasil em pleno crescimento.

O ideal, ainda mais quando se trata de mão de obra, é perguntar a conhecidos se sabem de bons profissionais, e mesmo em caso positivo ainda pedir por três ou mais referências de trabalhos anteriores daqueles que pensa em contratar.

2. Pesquise

A reforma que vai realizar precisa de algum conhecimento específico? O profissional que pretende contratar tem as habilidades necessárias para realizar o trabalho?

Antes de qualquer coisa é preciso pesquisar detalhadamente e calmamente cada item e detalhe do que vai realizar, garantindo que todas as etapas serão feitas da melhor maneira possível.

pesquise pela mão de obra que mais se encaixa na sua reforma

Uma dica é usar da internet, tanto para procurar pela mão de obra que mais se encaixa na sua reforma, quanto para saber mais sobre o projeto em si e as habilidades de quem vai realizar.

3. Estipule um orçamento

Uma das bases de uma reforma deve ser sempre um bom planejamento do orçamento. Isso lhe permite não ultrapassar o que pode gastar com o projeto, ter uma ideia clara do que está investindo e conseguir avaliar o desempenho ao fim da reforma.

estipular quanto irá gastar

Isso vai permitir também que os próprios profissionais contratados tenham uma noção clara desses itens, e como trabalhar com o que possuem.

4. Tenha uma boa liderança

O mestre de uma reforma é uma figura essencial, e quem irá coordenar todos os passos para que erros não aconteçam, especialmente em projetos de grande porte.

para controlar e guiar o projeto

Ter alguém com formação e experiência em controlar e guiar uma obra é essencial para que todos os outros profissionais consigam trabalhar com foco em suas tarefas e sem preocupações desnecessárias.

5. Faça um contrato

Não importa se está reformando o banheiro do quintal ou um prédio de vinte andares: faça um contrato.

documento que ajuda caso tenha quebra de contrato

É esse documento que irá ajudar a impedir que ocorram atrasos, manter metas e, no caso de quebra, multas que serão aplicadas. Algo importante para garantir uma boa parceria até o fim.

6. Esteja ciente do processo

Cabe a liderança escolhida guiar a reforma e garantir que tudo esteja funcionando corretamente, mas é importante que aquele que está pagando pelo projeto esteja ciente de como ele está se desenvolvendo.

tome os seus devidos cuidados como profissional

Tome cuidado para não sufocar os profissionais, já que eles são de fato quem entende do que está sendo feito, ao mesmo tempo em que tenha a certeza de que a reforma está acontecendo como deseja e tudo ficando de acordo com o que esperava.

7. Planeje

Tenha uma lista detalhada dos materiais que vão ser usados, converse com o mestre de obras e profissionais especializados em cada tarefa para saber o quanto de cada um irá precisar.

Pesquise por preços, converse com pessoas, tire dúvidas, idealize como quer que a reforma fique ao final. Em resumo, planeje cada passo.

planejamento detalhado

Uma obra desorganizada é mais demorada, cara e com uma qualidade inferior. Por isso, é importante ter um extenso e detalhado planejamento.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram