Na hora de avaliar o que precisa ser feito na área externa de uma casa é bem comum que as pessoas se perguntem: será mesmo necessário colocar piso?
As opções para essa parte do imóvel são várias, e alguns acabam preferindo deixar essa parte com o chão batido, ou até mesmo apenas o contra piso.
Mas ainda existem muitos outros que preferem ir até mais longe e colocar o piso.
E de fato essa opção acaba trazendo uma série de benefícios que podem lhe ajudar tanto no dia a dia quanto a longo prazo.
O piso pode ajudar na limpeza?
Optar por uma opção como o piso cimentado, por exemplo, pode acabar se mostrando um grande desafio com o passar dos dias.
Isso porque, ele traz muito mais dificuldades para limpar, demandando mais tempo, água e produtos de limpeza.
Assim como outras opções que não levam o piso em si, essa escolha também facilita para que a sujeira se acumule na área externa, que com a movimentação do dia a dia entre saída e entrada de pessoas acaba levando a sujeira para dentro.
Por isso, optar por colocar piso na parte de fora da casa se tornará uma grande aliada, seja ao economizar produtos, tempo e água ou diminuir a quantidade de sujeira também dentro de casa.
Além disso, o piso acaba auxiliando também na conservação não apenas do chão, mas das paredes e de outros objetos, como o próprio portão.
Ao ter menos acúmulo de sujeira as chances de ela acabar entrando em contato e se acumulando sobre a pintura ou sobre o ferro é menor, o que aumenta o tempo de todos os elementos da área externa em boas condições.
Algumas dicas para ajudar na estética
Não é apenas na limpeza e na conservação que o piso na área externa consegue ser uma boa aliada, mas ela é também capaz de mudar completamente a aparência dessa parte do imóvel.
Vale lembrar que, por ser uma parte da casa onde o piso estará em constante contato com as ações do clima e sujeira, uma boa dica é escolher cores escuras.
Um piso mais escuro terá mais dificuldade em encardir, e o mesmo vale para o rejunte que será utilizado junto a ele.
Ainda assim, existem diversas opções que podem ser analisadas para se adequar a qual estilo o morador quer dar a sua área externa, e o piso será uma peça fundamental para isso.
Cuidados necessários ao escolher um piso para a área externa:
Mesmo que a cor e o tamanho do piso sejam perfeitos para o que quer, existem ainda outros cuidados que precisam ser tomados antes da compra.
A primeira coisa que deve ser levada em consideração é a segurança. Pisos que ficam na área externa não podem ser muito escorregadios, já que correm sempre o risco de entrar em contato com a água, como no caso de chuvas, e nessas horas podem acabar causando acidentes.
É preciso que o piso escolhido também seja de um material durável e resistente, tanto pelas ações do clima quanto pela possibilidade de uma grande passagem de pessoas, e até mesmo objetos pesados, incluindo suas quedas.