loader image

Loja 1: (14) 97400-9348

Loja 2: (14) 97400-2340

Seg a Sex: 7:30h - 18h | Sab: 8h - 12h

Linhas de financiamento para construção: O que pode e o que não pode nas linhas disponíveis

financiamento-para-construcao
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Financiamento para construção. Em época de crise e recessão econômica, é comum recorrer a um financiamento de construção, ainda mais quando se quer ter uma casa própria com novos planos e perspectivas.

Leia também: Mulheres na Construção- elas vêm dominando o setor

Se você quer ter seu próprio imóvel, mas ainda não sabe bem qual rumo deve tomar, chegou ao lugar certo. Por aqui vamos tirar todas as suas dúvidas e explicar o que deve ser feito na hora de contratar uma linha de crédito disponível no mercado.

Financiamento para construção: como funciona?

Antes de qualquer coisa é fundamental estabelecer a distinção entre empréstimo e financiamento. Para financiar, você entra em contato com uma instituição financeira para conseguir os recursos suficientes necessários para quitar as despesas com material e mão de obra.

Financiamento para construção
Financiamento para construção

Tudo estará especificado no contrato. Isso quer dizer que o banco já vai saber quais são os produtos e materiais a serem adquiridos e a partir disso liberará o valor solicitado.

Atualmente o mercado dispõe de algumas linhas de crédito com jutos menores, essa é a vantagem em relação ao empréstimo comum, que em geral cobra juros abusivos.

Como faço para financiar meu projeto?

O primeiro passo é recorrer a um engenheiro e desenvolver o projeto da obra, somente o profissional vai indicar as etapas de construção, os materiais utilizados, além de calcular a despesa de cada procedimento a ser executado.

Quando este for finalizado, aí é hora de levar a documentação até o banco. A instituição vai avaliar e aprovar ou não a liberação do financiamento.

Quando estiver tudo pronto, o banco dará início às obras. Vale ressaltar que você NÃO pode receber o dinheiro de imediato. Quando o crédito for aceito, será necessário investir seus próprios recursos que serão reembolsados pelo banco posteriormente.

Quais lugares disponibilizam crédito para construção?

Boa parte dos bancos fornece esse tipo de financiamento, todavia a Caixa Econômica Federal possui um programa diferenciado que permite a utilização do seu Fundo de Garantia como parte do financiamento. Os planos da Caixa disponibilizam até 35 anos de prazo para você quitar a dívida que pode ser 80% financiada. 

Financiamento para Construção: Tudo o que você precisa saber

Uma informação relevante é que famílias com renda mensal de até R$3.600 possuem descontos nas taxas de juros, os quais já são mais baixos em relação às outras instituições bancárias.

Uma dica é fazer um comparativo por meio da simulação. Hoje os sites dos bancos dispõem de um sistema que presta todas as informações necessárias.

O que não pode na hora de fazer o financiamento para construção

Você não financiar se o terreno para construção não estiver quitado e com a documentação em dia. Também é necessário que o solicitante do crédito seja proprietário do lote onde será construído o imóvel.

Para garantir sucesso na aprovação, é preciso ter em mente que existe uma série de exigências a serem seguidas pelo contratante. Leia com calma todas as cláusulas do contrato firmado com a instituição para evitar possíveis problemas no futuro.

Analise todas as vantagens e desvantagens do financiamento, e se tudo der certo, é só recorrer a um engenheiro para preparar o projeto e mãos à obra!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram