A utilização da energia solar como fonte de energia elétrica é uma ótima alternativa para quem está buscando economizar na conta de luz, já que a luz solar reduz até 95% o custo da conta de luz, além de ser uma opção sustentável.
O sistema da energia solar utiliza placas fotovoltaicas que convertem a luz solar em corrente elétrica, na qual é enviada a um aparelho chamado inversor, que converte sua corrente contínua em corrente alternada, padrão utilizado pelo mundo todo.
Essa energia é voltada ao quadro de luz do imóvel para ser distribuída e consumida normalmente. Entenda como acontece o funcionamento da energia solar.
Como funciona a energia solar?
Durante o dia, os módulos solares captam a luz solar e geram energia. Essa energia passa pelo inversor e é convertido para as características da nossa rede elétrica. Depois de passar pelo inversor, a energia solar pode ser usada para alimentar qualquer aparelho elétrico da residência. Se nem toda energia for consumida, o excedente é lançado na rede gerando seus créditos energéticos.
Leia mais: Você sabe quais são as alternativas de aquecimento de água além da energia elétrica?
Rápido retorno do investimento
Utilizar o sistema solar em casa, diferente de conquistas como TV nova, carro, aparelhos eletrônicos, é uma forma de investimento. Pois desde que começa a gerar a energia, o consumidor passa a ter um retorno financeiro, que é a redução do valor da conta de luz.
Apesar de o investimento inicial ser significativo, o custo benefício vale a pena e oferece benefícios e uma vida útil de até 25 anos. O retorno do investimento pode ser adquirido desde os 6 primeiros anos.
Pouca manutenção
Os sistemas fotovoltaicos, embora estejam funcionando e gerando energias 12 horas por dia, requerem uma manutenção muito baixa. A limpeza dos módulos podem ser realizadas pelo próprio consumidor, no caso deles estarem muito sujos. Porém, não é comum já que eles possuem uma película antiaderente que auxilia na prevenção do acúmulo de sujeira.
A manutenção elétrica também é necessária, porém, com menos frequência. Apenas uma vez em cada 6 meses, e que assegura o bom funcionamento da geração do sistema.
Longa vida útil da tecnologia
Apesar de estarem instalados sobre os telhados e ficarem expostos diariamente sobre o sol e chuva, os módulos fotovoltaicos possuem uma vida útil de até 25 anos. Além disso, os fabricantes garantem 80% de eficiência em relação ao original, dentro dos 25 anos, gerando 80% de energia que gerava no início.
O inversor, que é outro importante equipamento do sistema, possui vida útil de no mínimo 15 anos. Podendo ter durabilidade maior se o sistema receber as manutenções necessárias.
Vale a pena: Instalar energia solar em casa
A energia solar residencial vale a pena, pois ele reduz o valor da energia elétrica em até 95% e ainda possibilita a redução da conta de energia de outro estabelecimento da mesma titularidade por meios dos créditos energéticos.
Com rápida instalação, resistência a intempéries, geração de energia silenciosa, pouca manutenção, entre outros benefícios, o investimento da inserção do aparelho vale o valor aplicado na aquisição neste sistema de energia, pelo custo benefício que ele oferece ao consumidor.