loader image

Loja 1: (14) 97400-9348

Loja 2: (14) 97400-2340

Seg a Sex: 7:30h - 18h | Sab: 8h - 12h

Você sabe quais são as alternativas de aquecimento de água além da energia elétrica?

quanto-custa-sistema-de-aquecimento-solar-agua
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Boa parte das residências atualmente utilizam sistemas de aquecimento de água. Mas o que muitas pessoas não sabem é que existem outros métodos de aquecimento, além da energia elétrica! Nos últimos anos, temas como preservação ambiental e sustentabilidade, deixaram mais acessíveis as alternativas disponíveis no mercado. Que tal conhecer algumas delas?

Leia também: Cozinha integrada com a sala: Acertando na escolha do piso.

Aquecedor a gás: utilização do gás natural ou de cozinha

Já pensou no GLP sendo uma forma para você aquecer a água da sua casa? Funciona mais ou menos assim: existem modelos que fazem o aquecimento na hora em que a água vai ser utilizada pelas pessoas, assim como o chuveiro, por exemplo. Existe também o método de acumulação, ou seja, esse tipo de sistema usa uma caixa para fazer o armazenamento da água quente.

O chuveiro é o exemplo mais comum!

O aquecedor a gás é uma ótima alternativa para quem mora em lugares onde não bate sol, ou até mesmo em locais em que o índice de chuvas é significativo, inviabilizando o uso de aquecedor solar. Vale a pena conhecer os benefícios.

Aquecedor solar: energia limpa, prática e o melhor de tudo, gratuita!

Pra quem deseja economizar e pode usar o sol ao seu favor, o aquecimento solar é o mais indicado, já que você não terá nenhum tipo de despesa após a instalação do dispositivo. Atualmente ele é o mais desejado e usado no Brasil, isso porque não há necessidade de se preocupar com boletos de gás ou energia elétrica depois do consumo. É fantástico, né?

O aquecimento solar é composto por uma caixa que armazena água aquecida, coletores solares, responsáveis pela captação de energia e transformação do calor, além de alguns acessórios, usados para manter a temperatura, por exemplo.

Aquecimento acumulação x aquecimento por passagem: qual a diferença entre eles?

Como mencionamos anteriormente, há dois tipos de sistemas vigentes no mercado de aquecimento de água. No caso do aquecimento por gás, há disponibilidade dos dois modelos, já no solar, apenas por acumulação. Mas qual a diferença real entre eles e como isso funciona na prática?

Em resumo, o aquecimento por passagem é bem mais conhecido e pode ser exemplificado pelo uso do chuveiro. Isso significa que a água começa a ser aquecida quando está sendo usada e, por isso você pode ajustar o nível de aquecimento quando e como achar necessário. Essa é a grande vantagem desse modelo.

Já o segundo sistema (acumulação) usado pela energia do sol, funciona assim: a água é armazenada na caixa enquanto tem sol, depois pode ser usada a noite normalmente. Mas se neste horário houver várias pessoas tomando banhos demorados ao mesmo tempo, elas podem consumir a energia usada para aquecimento.

Painel solar e reservatório térmico.

A água será recolocada na caixa, mas não estará quente,  porque o sol não estará lá para aquecê-la. Essa é a desvantagem da energia solar. Se o consumo for um pouco acima da média, pode ser que você precise de uma caixa maior, com mais capacidade para acúmulo de água quente.

Tais alternativas têm se popularizado bastante nos últimos anos, principalmente aqui no Brasil, onde se encontra gás em abundância graças ao petróleo e muito sol em virtude do clima tropical. Vale a pena conferir os benefícios de cada um e optar pelo que mais se adéqua às suas necessidades!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram