Nada como um piso incrível para finalizar o acabamento da sua obra. Ele faz parte da decoração e é muito importante que o material escolhido combine com os diferentes ambientes estabelecidos no projeto.
Nesse texto, vamos falar sobre um dos tipos mais conhecidos e utilizados em construções: o porcelanato. Além de ser fácil de limpar, ele é versátil e bastante durável.
Veja no nosso #Blog- Porcelanato: quais são os tipos existentes?
Reunimos aqui, 6 dicas indispensáveis que vão ajudar você a escolher o porcelanato certo para sua obra.
1 – Avalie o local de instalação
Antes de sair aplicando o piso, é necessário saber a exata medida a ser usada. Ela vai definir quanto de material você vai precisar comprar sem ter que gastar a mais por isso.
O cálculo é simples. Basta fazer o comprimento x largura. O resultado será exatamente a quantidade de piso necessária. Um exemplo prático é: 5m x 6m = 30m². A partir dessa conta, você terá que comprar 30m² de porcelanato.
2 – Materiais de qualidade duram mais
O porcelanato é por si só um piso de alta resistência e durabilidade. Mas é claro que algumas marcas se destacam em detrimento de outras. Sendo assim, é necessário PESQUISAR!
Isso mesmo, saiba o que outras pessoas estão falando sobre determinado material. Pergunte, observe as avaliações, entenda a experiência do cliente com o produto. Dessa maneira, sua escolha será mais assertiva.
Lembre-se: nem sempre o mais caro é o melhor. E é por isso que destacamos a importância da pesquisa na hora da compra.
3 – Analise o estilo do ambiente
O piso precisa estar em harmonia com a arquitetura da casa. Para ter êxito na decoração, confira se a tonalidade do porcelanato escolhido é a ideal. Imagine os móveis, os quadros e outros itens da sua casa. Eles combinarão com o material escolhido? Faça essa avaliação antes de escolher!
4 – A textura de porcelanato
As texturas também influenciam muito no acabamento do piso. Pense bem na hora de escolher o tipo de porcelanato.
Veja também- Porcelanato: qual é o melhor modelo para escolher, polido ou esmaltado?
Os mais comuns existentes no mercado são: acetinado, cujo aspecto é mais fosco e áspero; polido: que apresenta sofisticação e brilho e o esmaltado: revestido por uma camada de esmalte.
5 – Tamanho do piso de porcelanato
Além da textura, da marca e da quantidade, é necessário definir qual o tamanho dos blocos de porcelanato que você utilizará em seu piso.
Por exemplo: blocos grandes em locais pequenos dão a impressão de que o ambiente é menor. Nesse caso, é recomendado contar com a opinião de um especialista para ajudar você na escolha correta.
6 – Fique de olho no estilo da obra
Qual é o seu estilo? Essa decisão é muito importante na hora de escolher o revestimento. Conforme mencionamos anteriormente, há vários tipos e texturas disponíveis no mercado.
Mas você só conseguirá adquirir o porcelanato correto, se souber qual o aspecto desejado: sofisticado, minimalista, moderno, rústico e por aí vai.
Ainda não sabe qual porcelanato escolher pra sua obra? Dá um pulo aqui na Sales Materiais de Construção, temos diversas opções disponíveis para você. Venha conferir!